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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CONDE DE OURÉM

Por uma Escola de Valores...

... Educar para a Cidadania!

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CONDE DE OURÉM

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Abertura do Ano Letivo 19/20

Destaque

Adotámos os 17 Objetivos de Desemvolvimento Sustentável (ODS) e destes escolhemos alguns. Consulta: 
O sítio oficial (ONU);
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Direitos

O aluno tem direito a:

  1. Ser tratado com respeito e correção por qualquer membro da comunidade educativa;

  2. Usufruir do ensino e de uma educação de qualidade de acordo com o previsto na lei, em condições de efetiva igualdade de oportunidades no acesso;

  3. Ver reconhecidos e valorizados o mérito, a dedicação, a assiduidade e o esforço no trabalho e no desempenho escolar e ser estimulado nesse sentido;

  4. Usufruir de um horário escolar adequado ao ano frequentado, bem como de uma planificação equilibrada das atividades curriculares e extracurriculares;

  5. Ser assistido, de forma pronta e adequada, em caso de acidente ou doença súbita, ocorrido ou manifestada no decorrer das atividades escolares;

  6. Apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da escola;

  7. Participar no processo de avaliação, através de mecanismos de auto e heteroavaliação;

  8. Apoio psicológico e orientação escolar e profissional;

  9. Ação social escolar;

  10. O aluno tem direito a eleger e ser eleito delegado ou subdelegado de turma;

  11. O aluno tem direito a ser representado pelo delegado e subdelegado da respetiva turma em harmonia com o estabelecido no regulamento interno da escola.

Deveres

  1. Ser assíduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os seus deveres no âmbito das atividades escolares;

  2. Seguir as orientações dos professores relativas ao seu processo de ensino;

  3. Tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade educativa;

  4. Respeitar a autoridade e as instruções dos professores e do pessoal não docente;

  5. Participar nas atividades educativas ou formativas desenvolvidas na escola;

  6. Respeitar a integridade física e psicológica de todos os membros da comunidade educativa, não praticando quaisquer atos, designadamente violentos, independentemente do local ou dos meios utilizados;

  7. Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, material didático, mobiliário e espaços verdes da escola, fazendo uso correto dos mesmos;

  8. Permanecer na escola durante o seu horário, salvo autorização escrita do encarregado de educação ou da direção da escola;

  9. Participar na eleição dos seus representantes e prestar-lhes toda a colaboração;

  10. Não possuir e não consumir substâncias aditivas, em especial drogas, tabaco e bebidas alcoólicas, nem promover qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas;

  11. Não utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente, telemóveis, equipamentos, programas ou aplicações informáticas, nos locais onde decorram aulas ou outras atividades formativas;

  12. Não difundir, na escola ou fora dela, nomeadamente, via internet ou através de outros meios de comunicação, sons ou imagens captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização da diretora da escola;

  13. O delegado e subdelegado de turma devem colaborar / zelar para o bom funcionamento da turma e pela preservação correta dos espaços.


    Funções do delegado e subdelegado de turma

  1. Promover relações de sã camaradagem entre os colegas;

  2. Chamar a atenção dos colegas para atos de indisciplina ou incorreção, intervindo como moderadores nos conflitos gerados entre os elementos da turma;

  3. Colaborar ativamente, com o diretor de turma e os outros professores, na resolução de problemas de relacionamento e de aprendizagem, na medida das suas possibilidades;

  4. Ser porta-voz das preocupações e anseios da turma;

  5. Participar nos conselhos de turma, quando convocado.

O subdelegado de turma apoia e acompanha a ação do delegado e substitui-o na sua ausência.

Substituição do delegado e/ou subdelegado de turma

1. É de considerar a substituição do delegado ou do subdelegado nos seguintes casos:

a) Desejo manifestado e devidamente fundamentado pelo próprio aluno, perante a turma e o diretor de turma;

b) Proposta justificada de, pelo menos, dois terços dos alunos e/ou do diretor de turma/coordenador pedagógico.

Mandato

1. O mandato de delegado e subdelegado de turma decorre até ao fim do ano letivo.

2. O delegado e o subdelegado de turma perdem o seu mandato quando:

a) Se dá inicio a um novo ano letivo;

b) A pedido do próprio e devidamente fundamentado, perante a turma e o diretor de turma;

c) Por proposta justificada de, pelo menos, dois terços dos alunos;

d) Por proposta justificada do diretor de turma/coordenador pedagógico.

3. Quando o delegado ou subdelegado de turma cessam o mandato, procede-se a uma nova eleição. 

  1. Rabiscos OnLine
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  • Confeção do Bolinho

    O dia de hoje foi muito atarefado na turna do 2°A. 😊De manhã, a D. Preciosa (avó do Salvador) veio amassar os bolinhos com os meninos. Viram juntar os ingredientes, moldaram cada um o seu bolinho, pincelaram com ovo e puseram um pouquito de açúcar por cima. Foram a cozer ao forno e voilá, uns bolinhos cheirosos, grandinhos e deliciosos.👍Os meninos decoraram o seu saquito e levou cada um o seu bolinho para partilhar com a família.Nada disto seria possível sem a preciosa ajuda da D. Preciosa, da APDAF (onde foram cozer os bolinhos), dos pais e das auxiliares.Esperemos que gostem! Feliz Pão[…]

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  • Movimentos respiratórios

    No âmbito das Ciências Experimentais e de acordo com a matéria estudada sobre sistema respiratório, fizemos a experiência com o objetivo de observar e identificar os movimentos respiratórios: a inspiração e a expiração.Material utilizado: garrafa de plástico de litro e meio,3 balões, tubo em "y", fita-cola e tesoura.Procedimento:-Cortamos a meio a garrafa de plástico;-Colocamos os dois balões, em cada uma das extremidades do tubo em "y" e prendemos com fita-cola, para não haver fuga de ar;-Puxamos o tubo em "y" pelo gargalo da garrafa;-Fizemos um pequeno furo na tampa da garrafa, com o mesmo diâmetro do tubo em "y";-Colocamos o[…]

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  • Halloween

    Halloween  Pegando no nome da história trabalhada na sala de aula - "Room on the Broom"- foi proposto aos alunos e seus encarregados de educação que fizessem uma vassoura alusiva ao tema: Halloween ou outono. O único critério exigido era que fossem criativos.Alunos e encarregados de educação puseram mãos à obra e o resultado não poderia ser melhor!Parabéns a todos pela criatividade!O "Halloween" é uma tradição da cultura inglesa que teve origem na cultura Celta.A palavra "Halloween" é a contração de duas palavras: "hallowed" - santo e o final "e'en" "evening" -noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos[…]

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  • Dia Mundial da Alimentação - Pré-escolar CEST

    Dia Mundial da Alimentação - Pré-escolar CEST No dia 16 de outubro, as crianças do pré-escolar do CEST, festejaram o Dia Mundial da alimentação. Nesse dia, a dona Sofia veio ao nosso Centro Escolar e ensinou-nos a fazer "arte com frutos" que nós conhecemos e que fazem muito bem à nossa saúde.Gostámos muito de comer a melancia em forma de gelado, kiwi, banana, e tangerina em forma de palmeira, uvas e maçãs em forma de carrinhos, melão em forma de barco, uvas e Kiwi em forma de tartaruga …Todos os frutos pareciam mágicos. Foram transformados em obras de arte.  As educadoras do CEST

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  • Escritor Acácio de Paiva

    A turma do 3ºano B fez uma pesquisa sobre o escritor Acácio de Paiva.Lemos e exploramos o poema "O  Aniversário da Professora", do seu livro Fábulas e Historietas.Gostamos muito de fazer este trabalho e em grupo elaborámos o cartaz e ilustramos o poema.Aqui fica o nosso trabalho!3º B - Prof. Paula Spínola - CEST

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O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém participa na iniciativa eSafety Label, promovida pela Direção-Geral da Educação.

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