"JUNTOS CONSTRUÍMOS A ESCOLA!"
EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém
Centro Escolar da Caridade
Centro Escolar da Atouguia
Centro Escolar das Misericórdias
Centro Escolar de Sta. Teresa
Centro Escolar de Ourém Nascente

 

ANO LETIVO 2023/2024 CLUBES E PROJETOS NOVIDADES INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS
Acesso restrito com e-mail institucional
 
 
Entrar com e-mail institucional de aluno/professor
 
 

 
ASSEMBLEIA JOVEM DE OURÉM - AJO 2024
Merecíamos, Merecíamos, Merecíamos
Concluiu-se mais um projeto do AJO 2024, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, como não podia deixar de ser este ano. A nossa prestação foi exemplar.  Ler mais...
(15/04/2024)
 
Nos termos do do aviso de abertura n.º 2489/2023 pub. em DR de 21 de dezembro de 2023, publica-se a lista graduada definitiva ao concurso para diretor/a do Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos de Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar.

- Consultar: lista graduada definitiva . (pub.03/04/2024)

 
 
LIGAÇÕES ÚTEIS
 
INICIATIVAS / DISTINÇÕES
 
KIT ESCOLA DIGITAL
 
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA

 
 
 

PALESTRA - "25 DE ABRIL DE 1974: UM MARCO HISTÓRICO"

 18/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 12 de abril, na Biblioteca do AECO, foi dinamizada uma palestra pelo professor Miguel Monteiro Barros, presidente da Associação de Professores de História (APH) - "25 de Abril de 1974: Um marco Histórico", para as turmas C, D, A e E, do 9.º ano. Num tom de voz forte e agradável, o professor começou por falar dos tempos que antecederam o Estado Novo, fazendo um périplo pelo antes e depois do 25 de abril de 1974, não esquecendo os motivos para o golpe militar de 24 para 25 de abril, o verão quente de 1975 e a aprovação da Constituição de 1976, lei fundamental ainda em vigor. Houve tempo pelo meio de referir aspetos pertinentes que fazem toda a diferença para a atualidade. Por exemplo, as mulheres não serem autónomas, o seu nome constar no passaporte do marido, estarem quase excluídas da vida social, a medição obrigatória dos fatos de banho acima do joelho, os motoristas não poderem conduzir com as mangas arregaçadas, a corrupção... Hoje temos a ideia de que há uma corrupção imensa, que não existia antes. Existir existia, mas não era divulgada, conhecida. A censura e o respetivo lápis azul eram implacáveis com a publicação de tudo o que achavam indesejável para o regime.
Do muito que poderia escrever, saliento ainda o orgulho que tive na participação dos alunos. Houve alunos que souberam responder bem às questões colocadas. E hoje aprenderam mais sobre um período riquíssimo da História no geral e da História de Portugal, em particular.
Telma Gonçalves

TEATRO "DEIXEMOS O SEXO EM PAZ"

 17/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
No âmbito da III Semana da Educação, organizada pelo Município, os alunos do 9.ºano foram convidados a assistir, juntamente com alunos do Secundário, à peça de teatro “DEIXEMOS O SEXO EM PAZ”, da Companhia de Teatro Maria Paulos. Foi um espetáculo exibido no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária.
Não havia qualquer cenário, nem luzes, apenas uma atriz que encheu o palco com os seus gestos e palavras. Lembremo-nos que falar de sexo, sobretudo em determinados contextos, não é tarefa fácil. E uma peça de teatro, cujo tema central é o sexo, é um desafio, não só para quem cria, quem organiza, mas também para quem vai assistir. É que abordar um tema tão íntimo e pessoal, e com muitos constrangimentos de formação, de educação e de feição social é, deveras, desafiador e delicado. A atriz aborda os temas de uma forma frontal, pedagógica e, atrevo-me a dizer, lúdica. Começa com uma breve história da sexualidade, desde Adão e Eva até aos dias de hoje, e muito na forma como o sexo era e é abordado pela sociedade. Acrescenta a parte da educação por parte da família e, depois, pela escola,implicando a sexualidade feminina e masculina numa dimensão ímpar e alargada.
No final, termina de forma épica, com uma mensagem de que nas relações, mais importante do que o sexo, são os sentimentos, isto é, é o amor que une aspessoas. E como em tudo na vida, aprendemos a amar o outro.
Resta agradecer ao Município o convite enviado e à Escola Secundária de Ourém por nos receber de forma tão calorosa.
Telma Goncalves

VISITA DE ESTUDO AO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO E AO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

 15/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
26 de março foi o dia tão esperado da visita de estudo a Lisboa com os alunos do 9.º ano, que contou com uma organização muito atribulada. Estava tudo preparado para o dia 25 de março: da parte da manhã, Assembleia da República; da parte da tarde, Museu da Eletricidade/MAAT. O entusiasmo era muito, pois podiam visitar e passear pelo baluarte da nossa democracia. O espaço não é de todo desconhecido, pois diariamente surgem nos nossos ecrãs da televisão. Mas uma coisa são as imagens da televisão e outra é ver  in loco, estar no local: sentar no lugar dos nossos deputados. Infelizmente, a vida política atual obrigou ao cancelamento da visita de estudo e pensar em alternativas. As instituições com agenda disponível para receber 103 alunos foram o Pavilhão do Conhecimento e o CCB. No Pavilhão do Conhecimento, os alunos percorreram e exploraram a "Sala do Explora", onde é possível experimentar o mundo da Física, nas suas muitas vertentes. No segundo momento, foi possível realizarem uma viagem pelo Espaço, aquele mundo longínquo, desconhecido, inacessível ao comum dos mortais - "Missão Espaço". Aqui havia equipamento que permitiam vivenciar as experiências de treino espacial, nomeadamente o equilíbrio, a resistência, a caminhada na lua, a turbulência num giroscópio... 
Aprendemos que o Espaço afinal tem repercussões no nosso quotidiano: há tecnologias que utilizamos que foram desenvolvidas no âmbito da exploração espacial, nomeadamente os filtros de água, o aspirador sem fios, o termómetro infravermelho... Há também produtos ou serviços comerciais - os spin-offs - que permitem o desenvolvimento de áreas como a saúde, a energia, o ambiente. Até nas nossas casas temos spin-offs, como por exemplo, os pacotes de batatas fritas que utilizam uma tecnologia espacial de embalagem para não se despedaçarem, câmara do telemóvel, painéis solares, etc.
À tarde, foi a vez de embarcarem numa viagem pela arte moderna: "Do primeiro modernismo às novas vanguardas do século XX". A arte é um tema nem sempre valorizado pelos currículos, mas é um mundo que reflete a sociedade, a maneira de ser e sentir do Homem ao longo do tempo. A arte é conhecimento. E o século XX e XXI é riquíssimo em artistas e estilos artísticos. Os alunos puderam ver in loco pinturas de Picasso, Mondrian e Francis Bacon. Nem todos gostaram, mas viram.
Ainda houve tempo para visitar a muito antiga fábrica dos "Pastéis de Belém".
Finalmente, o dia foi de chuva e frio, mas valeu a pena.
Telma Gonçalves

CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA - FASE MUNICIPAL

 13/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
Parabéns a todos os participantes e, especialmente, aos alunos do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém pelos excelentes resultados, dos quais destacamos:
1º ciclo:
1º lugar - Matilde Antunes Ribeiro (CEST)
2º ciclo:
1º lugar - Matilde Lopes Costa (EB23 IV Conde de Ourém)
3º ciclo:
1º lugar - Leonor Miguel Silva (EB23 IV Conde de Ourém)
2º lugar - Maria Neves Pereira (EB23 IV Conde de Ourém)

DESAFIO NA BIBLIOTECA DO CE DA CARIDADE: "QUEM SÃO OS ZUPI?"

 08/04/24 Publicado em ATIVIDADES CE CARIDADE
Integrado nas atividades do Mês da Leitura, os alunos das turmas do 4.º ano de escolaridade, participaram na sessão "Hora do conto", promovida pela Porto Editora, no dia 19 de março. A contadora de histórias, Rita Sineiro, contou a história do livro “Quem são os Zupi?” de Álvaro Magalhães, encantando os alunos numa “viagem” de descoberta e de apelo à imaginação e fantasia! Os alunos ficaram fascinados com estas pequenas criaturas mágicas, que vivem em harmonia com a natureza e usam a sua energia para o bem.
No final da história, os Zupis, (Igor o cientista, Cat a resolve problemas e Abi a super leitora), desafiaram os alunos a darem sugestões do que eles, Zupis, poderiam fazer para ajudar a melhorar o nosso MUNDO. Os alunos corresponderam com ideias muito interessantes, com um nível de maturidade muito elevado, manifestando sensibilidade e uma boa formação cívica.
Parabéns pelo bom desempenho de todos os intervenientes!