"JUNTOS CONSTRUÍMOS A ESCOLA!"
EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém
Centro Escolar da Caridade
Centro Escolar da Atouguia
Centro Escolar das Misericórdias
Centro Escolar de Sta. Teresa
Centro Escolar de Ourém Nascente

ALUNOS DO 3º ANO DO CEON RECEBEM MENÇÃO HONROSA NO CONCURSO "UMA AVENTURA...LITERÁRIA" 2023

 15/06/23  Publicado em ATIVIDADES CE OURÉM NASCENTE
Os alunos do 3.ºano, do Centro Escola Ourém Nascente criaram um belo texto intitulado: 
"O Dia da Paz que teve Pás", para participarem no Concurso Uma Aventura...Literária, da Editorial Caminho. A qualidade do trabalho foi reconhecida e foram distinguidos com uma Menção Honrosa.
O Dia da Paz que teve Pás
Há muitos anos atrás, um pássaro branco muito grande, pousou na areia da praia e viu um monstro a brincar. Aproximou-se dele e disse:
- Posso brincar contigo?
- Sim! – disse o monstro simpático.
- Como te chamas?
- Eu sou o Monstro da Paz e tu?
- Eu sou o Lucas, o pássaro branco.
Quando estavam a caminhar para a água, viram dois meninos a discutir, por causa das pás para construírem um castelo de areia.
- Parem essa guerra, vocês têm várias pás, não precisam de discutir. Brinquem em paz! – disse o Monstro da Paz.
- Como é que vocês se chamam? – perguntou o Lucas.
- Somos o Justiniano e o Saturnino.
- Que nomes tão bonitos! Então façam o que vos dizemos! – disse o Monstro da Paz.
Eles pararam e ficaram amigos. Foram os dois fazer um castelo interessante, brilhante, cintilante, gigante e impressionante!
Os dois amigos perguntaram ao Lucas e ao Monstro se também queriam brincar com as pás em paz. Eles responderam que sim.
O Monstro da Paz disse ao Lucas:
- Queres ir buscar umas pás grandes comigo?
- Sim eu quero!
Foram buscar as pás e juntaram-se ao Justiniano e ao Saturnino para terminarem o magnífico Castelo da Paz.
E assim, tudo terminou em paz.
Vitória, vitória, acabou-se a História!!!!
   

DIA DA FAMÍLIA COMEMORADO NO CE DE OURÉM NASCENTE

 15/06/23  Publicado em ATIVIDADES CE OURÉM NASCENTE
O Dia da Família foi comemorado no nosso Centro Escolar com muito entusiasmo e alegria. Foi muito bom ter a família por perto e poder partilhar o nosso espaço e fazer algumas atividades bem divertidas. Uma menina escreveu num trabalho “A família é como uma âncora”, sem dúvida que é assim.
Foi uma tarde animada, onde todos puderam passar por vários ateliers e em conjunto realizaram diferentes atividades. Logo na entrada havia o atelier de pintura e massa de cores. Com tintas e pincéis foi pintado um grande “painel”, ficou mesmo bonito!
Na rua também fizemos experiências divertidas com água. Na biblioteca ouvimos a história “Gosto de ti quase sempre “ e também fizemos um Kahoot de adivinhas. No ginásio foi uma animação, dançámos muito a ouvir as músicas que tanto gostamos. Ainda fizemos origamis (dobragens) que colocámos em desenhos também feitos por nós em conjunto com os nossos familiares. Na rua fizemos vários jogos tradicionais (jogo do burro, corrida de sacos, jogo da corda, saltar ao elástico…).
Todos participaram, de forma ativa, nas várias atividades e mostraram-se felizes com esta tarde diferente. Até ouvimos alguns crescidos dizerem que era muito bom recordar os seus tempos de criança.
Nem todas as famílias conseguiram estar presentes fisicamente mas sabemos que estiveram de coração. Agradecemos a todos!

DIA DA ESPIGA NO CE DE OURÉM NASCENTE

 14/06/23  Publicado em ATIVIDADES CE OURÉM NASCENTE
Na quinta-feira da ascensão, no Centro Escolar de Ourém Nascente, cumprimos a tradição, proporcionando aos nossos alunos, uma saída ao exterior.
Fomos ao campo, na envolvente do centro escolar, apanhar as flores para fazermos o típico ramo da espiga. Reza a tradição que tendo este ramo de um ano para o outro nas nossas casas, teremos várias riquezas: saúde, dinheiro, pão, paz e alegria.
Foi um dia diferente com um lanche ao ar livre e exploração do espaço e muitas corridas. A alegria na cara de todos era bem evidente. De tarde cada um fez o seu raminho para levar para casa.

SESSÃO DE LEITURA EM FAMÍLIA NO CE DE OURÉM NASCENTE

 24/05/23  Publicado em ATIVIDADES CE OURÉM NASCENTE
No serão do dia 18 de maio, no CE de Ourém Nascente, teve lugar uma sessão de Leitura em Família.
As professoras bibliotecárias, Alexandra Santos e Isabel Gonçalves, estiveram muito bem acompanhadas pelo professor Gabriel Lagarto, que foi desenhando ao longo da sessão.
Houve momentos de leitura nos quais pais e crianças puderam participar e houve tempo para conhecer a presença digital das bibliotecas escolares do AECO.
No final, todos puderam pegar nos livros e descobrir as suas histórias e ilustrações.
Obrigada a todos os que estiveram presentes e contribuíram para reforçar os laços entre as bibliotecas escolares e os pais e encarregados de educação.

ALUNO DE JI DE OURÉM NASCENTE VENCE "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2022"

 14/06/22  Publicado em ATIVIDADES CE OURÉM NASCENTE
    
A participação do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, no concurso "Uma Aventura Literária 2022", com o apoio da biblioteca escolar, foi mais uma vez contemplada com um prémio, que muito nos honra.
 
Por mail, chegou o certificado do Artur Lopes, que frequenta o JI de Ourém Nascente, na sala da senhora educadora Cristina Estevinha.
 
Ambos receberam o prémio especial do Júri. que para além dos certificados inclui cheques livro. 
 
Parabéns a todos os participantes e em especial aos vencedores.