foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CONDE DE OURÉM

Por uma Escola de Valores...

... Educar para a Cidadania!

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CONDE DE OURÉM

Bem-vindo!

Get Adobe Flash player

Edição Rabiscos - julho 2017

Ligações Úteis

      

Mail Institucional     BE OnLine

 

Galeria de Imagens

  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • Formação e Sensibilização para a Saúde Pública
    Formação e Sensibilização para a Saúde Pública
  • Agir com Dr. Soares dos Santos
    Agir com Dr. Soares dos Santos
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Concerto Palmo e Meio - PSP
    Concerto Palmo e Meio - PSP
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • Parlamento dos Jovens
    Parlamento dos Jovens
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • Corta-Mato Escolar
    Corta-Mato Escolar
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • III Semana Cultural
    III Semana Cultural
  • Carnaval 2017
    Carnaval 2017
  • Dia da Alimentação
    Dia da Alimentação

O Despacho nº 436-A/2017 aprova o Orçamento Participativo das escolas, e tem como objetivos contribuir para as comemorações do Dia do Estudante e estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania e o diálogo, a mobilização coletiva em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes, valorizando a sua opinião em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis, e, finalmente, permitindo o conhecimento do mecanismo do voto. A nível nacional, o orçamento participativo é coordenado pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação I.P. (IGeFE, I.P.), em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Consulte mais aqui

O modelo de intervenção implementado está direcionado aos alunos que, pelo seu percurso/perfil identificado, necessitam de um apoio focado e concreto, ao nível da organização dos materiais, motivação, autoregulação e no reforço das aprendizagens. Paralelamente, com especial enfâse à tecnologia e à proatividade social. A intervenção desenvolve-se através de um modelo integrado em que se privilegia um conjunto de medidas concertadas entre técnicos e docentes. Neste sentido, propõe-se um projeto com identidade própria, de execução prática e com uma finalidade específica.

A estrutura de apoio destina-se a alunos com as seguintes caraterísticas, nomeadamente:

1. Alunos do 2.º ciclo com insucesso escolar (uma ou mais retenções ao longo do seu percurso).

2. Alunos desfavorecidos no contexto sócio familiar, que sejam sinalizados para os Serviços de Psicologia e Orientação por dificuldades de aprendizagem.

3. Alunos com processos na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, e que preenchem mais um dos critérios enunciados.

4. Alunos com necessidades educativas especiais que pelo seu perfil de funcionalidade não se enquadrem em currículos específicos individuais e que preenchem mais um dos crité- rios enunciados.

Esta estrutura define-se como um modelo de ação orientado para dois objetivos fundamentais: implementar um projeto adaptado ao contexto da escola com aplicações práticas e resultados demonstráveis no sucesso dos alunos e diminuir o insucesso escolar no 2º ciclo.

O projeto envolve alunos do 5º e 6º ano de escolaridade. Para a implementação do mesmo são necessários 180 minutos semanais (45 mts + 45 mts + 90 mts). O plano definido não é rígido, pretende-se que tenha um caráter dinâmico que permita alterar conforme os resultados. O Projeto Aprender Feliz pretende atuar sobre três eixos fundamentais da aprendizagem: organização no estudo; motivação para as aprendizagens e reforço das aprendizagens.

A equipa é composta pelos seguintes elementos: psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação; educadora social e docente de Educação Especial. O projeto da Escola visa promover o sucesso escolar do 2.º ciclo coordenado pelos Serviços de Psicologia e Orientação.

  1. Rabiscos OnLine
  2. Informações
  3. Complemento de Horário
  • Green Project Awards- Menção Honrosa

    Green Project Awards- Menção Honrosa  Na passada sexta-feira, dia 12 de janeiro, elementos do Projeto AGIR: voluntários e professores, foram ao Porto para assistir ao congresso dos Green Project Awards, iniciativa de referência nacional da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus ANCN, que reconhece as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.  O nosso agrupamento, representado pelo Projeto AGIR na categoria Iniciativa Jovem, foi premiado com uma Menção Honrosa.Clube de comunicação,Alexandra Pinto, 9ºB.

    Read more...
  • Trabalhos de Natal

    No final deste período a nossa turma do 1º/4º C fez alguns trabalhosdecorativos para comemorar o Natal. Fizemos pequenos anjos com uma bola deesferovite e um lindo fato feito com um papel rendilhado (base para bolos) e decoramos.Também elaboramos um porta guardanapos feito com uma mola grande (de estenderroupa), cartolina, goma EVA, e glitter. Foi uma atividade muito interessante,onde tivemos a oportunidade de aprender novas técnicas e dar asas à nossa criatividade.Com estes trabalhos temos a oportunidade deoferecer aos nossos familiares ou amigos um presente feito por nós com todo ocarinho, porque para nós é isso que significa o Natal: Família,[…]

    Read more...
  • Exposição de Pais Natais

    Exposição de Pais Natais Este ano, o centro escolar vestiu-sea rigor para a época natalícia. A prova disto são os pais natais que compõem aexposição na entrada do nosso edifício. Podem visitá-la até ao dia 6 de janeirode 2018. Bem hajam aos encarregados de educação participantes pela colaboraçãoe empenho.JI B - Ed. Alexandra - CE Stª Teresa

    Read more...
  • Anjo de Natal

    Anjo de Natal No âmbito do X concurso de Natal (que serealiza no espaço VILA Shopping) este ano coube ao 1ºCiclo a construção de umanjo de Natal. Raraa sua realização foram utilizados diferentes tipos de materiais, desdecartolina, esferovite, rolos de papel de cozinha, purpurinas, entreoutros.             Os/ alunos/as com a colaboração das professorasde Animação Sociocultural, com a professora Estefânia e a professora Maria do Carmo,em espírito de equipa trabalharam durante vários dias, sempre com muito empenhoe alegria, para manter vivo o ideal das edições anteriores.Os trabalhos estarão expostos nagaleria do VILA Shopping de onze de dezembro a cinco de janeiro e poderão ser votados[…]

    Read more...
  • É Natal

    É Natal É NatalTempo de magia!Na nossa sala de aula foi com muita alegria que fizemosatividades que lembram esta época tão especial!Desejamos a todos Bom Natal e               Feliz Ano Novo!1º B - Prof. Paula Spínola - CE Stª Teresa

    Read more...

next
prev

Ementas Escolares

Calendário AECO

Selo de Segurança Digital

O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém participou na iniciativa eSafety Label, promovida pela Direção-Geral da Educação.

Projetos - Ligações

Desporto Escolar

Pilhão vai à Escola

MEC