foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CONDE DE OURÉM

Por uma Escola de Valores...

... Educar para a Cidadania!

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CONDE DE OURÉM

Bem-vindo!

Get Adobe Flash player

Erasmus +

Abertura do Ano Letivo 19/20

Destaque

Adotámos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destes escolhemos alguns. Consulta: 
O sítio oficial (ONU);
a brochura.

Distinções

Internet mais Segura - 11 fev

Ligações Úteis

      

Mail Institucional     BE OnLine

 

Galeria de Imagens

  • Carnaval
    Carnaval
  • Parlamento dos Jovens
    Parlamento dos Jovens
  • Concerto Palmo e Meio - PSP
    Concerto Palmo e Meio - PSP
  • Natal
    Natal
  • Agir - RTP
    Agir - RTP
  • Semana Cultural
    Semana Cultural
  • Carnaval
    Carnaval
  • Dia Aberto
    Dia Aberto
  • Semana Cultural
    Semana Cultural
  • Agir com Dr. Soares dos Santos
    Agir com Dr. Soares dos Santos
  • Natal sem resíduos
    Natal sem resíduos
  • Semana Cultural
    Semana Cultural
  • Natal sem resíduos
    Natal sem resíduos
  • Dia da Alimentação
    Dia da Alimentação
  • Sala do Futuro
    Sala do Futuro
  • Concerto Palmo e Meio - PSP
    Concerto Palmo e Meio - PSP
  • Corta-Mato Escolar
    Corta-Mato Escolar
  • Sala do Futuro
    Sala do Futuro
  • Natal no Coração
    Natal no Coração
  • Carnaval
    Carnaval
  • Semana Cultural
    Semana Cultural
  • Formação e Sensibilização para a Saúde Pública
    Formação e Sensibilização para a Saúde Pública

O modelo de intervenção implementado está direcionado aos alunos que, pelo seu percurso/perfil identificado, necessitam de um apoio focado e concreto, ao nível da organização dos materiais, motivação, autoregulação e no reforço das aprendizagens. Paralelamente, com especial enfâse à tecnologia e à proatividade social. A intervenção desenvolve-se através de um modelo integrado em que se privilegia um conjunto de medidas concertadas entre técnicos e docentes. Neste sentido, propõe-se um projeto com identidade própria, de execução prática e com uma finalidade específica.

A estrutura de apoio destina-se a alunos com as seguintes caraterísticas, nomeadamente:

1. Alunos do 2.º ciclo com insucesso escolar (uma ou mais retenções ao longo do seu percurso).

2. Alunos desfavorecidos no contexto sócio familiar, que sejam sinalizados para os Serviços de Psicologia e Orientação por dificuldades de aprendizagem.

3. Alunos com processos na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, e que preenchem mais um dos critérios enunciados.

4. Alunos com necessidades educativas especiais que pelo seu perfil de funcionalidade não se enquadrem em currículos específicos individuais e que preenchem mais um dos crité- rios enunciados.

Esta estrutura define-se como um modelo de ação orientado para dois objetivos fundamentais: implementar um projeto adaptado ao contexto da escola com aplicações práticas e resultados demonstráveis no sucesso dos alunos e diminuir o insucesso escolar no 2º ciclo.

O projeto envolve alunos do 5º e 6º ano de escolaridade. Para a implementação do mesmo são necessários 180 minutos semanais (45 mts + 45 mts + 90 mts). O plano definido não é rígido, pretende-se que tenha um caráter dinâmico que permita alterar conforme os resultados. O Projeto Aprender Feliz pretende atuar sobre três eixos fundamentais da aprendizagem: organização no estudo; motivação para as aprendizagens e reforço das aprendizagens.

A equipa é composta pelos seguintes elementos: psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação; educadora social e docente de Educação Especial. O projeto da Escola visa promover o sucesso escolar do 2.º ciclo coordenado pelos Serviços de Psicologia e Orientação.

  1. Rabiscos OnLine
  2. Informações
  3. Complemento de Horário
  • O número 112

    O número 112 No dia 12 de fevereiro, durante a manhã, a turma do 3º ano A do Centro Escolar de Santa Teresa foi visitar a esquadra da PSP de Ourém. Os alunos foram representar todo o Centro Escolar e entregar cartazes elaborados pelas turmas, alusivos ao tema "O número 112". Este desafio foi lançado pela PSP - Escola Segura, na pessoa do agente principal Martins. O objetivo deste trabalho foi sensibilizar todas as crianças para a aprendizagem da utilização correta do número 112. Os alunos visitaram as instalações da esquadra e receberam panfletos e desenhos para colorir e os cartazes entregues serão[…]

    Read more...
  • Entrega de Certificados

    Entrega de Certificados No dia 7 de fevereiro recebemos na nossa Escola o Sr. Diretor que veio entregar um certificado  a todos os alunos do 3º e 4º ano que participaram no Concurso de Leitura, assim como o prémio ao vencedor que nos irá representar no Concurso concelhio. Este momento foi enriquecido pela equipa da BE, educadora Rita Marto e professora Helena Silva que tão bem dramatizaram a história do "Castelo dos Dentes"  com uma mensagem muito importante de promoção da saúde oral, no âmbito do Projeto Sobe.Gostamos muito!

    Read more...
  • Centro Escolar da Caridade - Feira de Trocas e Doações

    OCentro Escolar da Caridade foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com oselo Escola Amiga da Criança atravésdo projeto "Feira de Trocas e Doações"."MAIS SOLIDARIEDADE EMENOS CONSUMISMO" é o mote desta feira onde todos os alunos têm oportunidade de trocar artigos e doaroutros.Osobjetivos desta atividade enquadram-se no Projeto Educativo do Agrupamento: "Eu souo que sou devido à Escola que ajudo a construir!" e destacam-se, como valores, aSolidariedade, a Partilha, o Respeito pelo outro, a Tolerância, a Igualdade, aÉtica e a Liberdade, sobre os quais assentam as boas práticas de cidadania,essenciais à formação integral de indivíduos responsáveis e ativos nasociedade.Nestafeira, cada aluno participante entrega, no[…]

    Read more...
  • A Descoberta do Carso pelos alunos do 7º ano

    A Descoberta do Carso pelos alunos do 7º ano No dia cinco de fevereiro, osalunos do 7º ano da E.B. 2, 3 D. Afonso, IV Conde de Ourém partiram à descobertado Carso. Pela manhã, visitaram o Centro de Ciência Viva do Alviela ondeparticiparam em várias atividades: geódromo, carso, quiroptário e percursointerpretativo de Olhos d´Água do Alviela que consiste num passeio paradesvendar algumas das estruturas geomorfológicas que caracterizam a paisagemcársica. Depois de um almoço-convívio brindado pelo sol de fevereiro, seguiu-sea visita às maiores grutas de Portugal- As Grutas de Mira de Aire. Uma visitaemocionante!As professoras: Clara Miguéis, Júlia Mendes e Martinha Cordeiro

    Read more...
  • A nossa horta

    A nossa horta As questões ambientais e de desenvolvimento sustentável estão no centro das atuais preocupações do nosso mundo.No dia a dia e aproveitando o nosso espaço natural, promovemos aprendizagens significativas sobre as questões ambientais.Esta semana, fora das salas de aula, as crianças desde o pré-escolar ao 4º ano , diretamente na terra debateram assuntos como: a vida debaixo do solo, composição da terra, nutrientes necessários para uma boa sementeira, cuidados a ter com as culturas entre outros conteúdos que foram recordando.E como a primavera já está a chegar, juntos preparamos os canteiros para receber as nossas sementeiras/plantações.A terra foi toda remexida, com[…]

    Read more...
next
prev

Coronavírus - Informação

Ementas Escolares

Calendário AECO

Selo de Segurança Digital

O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém participa na iniciativa eSafety Label, promovida pela Direção-Geral da Educação.

Direitos Humanos

Projetos - Ligações

Desporto Escolar

Pilhão vai à Escola