DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém é constituído por docentes, que no âmbito da sua especialidade, apoiam de modo colaborativo e numa lógica de co-responsabilização, todos os intervenientes no processo educativo dos alunos na definição de estratégias de diferenciação pedagógica, no reforço das aprendizagens e na identificação de múltiplos meios de motivação, representação e expressão.
Fazem parte do Departamento de Educação Especial os docentes colocados nos lugares afetos ao grupo 910 e os docentes colocados na Equipa de Intervenção Precoce (ELI) de Ourém.
O Departamento de Educação Especial é uma estrutura de apoio ao Conselho Pedagógico e ao Diretor do Agrupamento, que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Cabe ao departamento de educação especial a concretização das medidas educativas, com vista à consecução de uma escola de qualidade para todos, no quadro do desenvolvimento do projeto educativo do Agrupamento, visando:
a) Contribuir para a igualdade de oportunidades de sucesso educativo para todas as crianças e alunos, promovendo a existência de respostas pedagógicas diversificadas adequadas às suas necessidades específicas e ao seu desenvolvimento;
b) Articular as respostas a necessidades educativas com os recursos existentes noutras estruturas e serviços (de âmbito local/regional) que também interagem na área da inclusão educativa;
c) Promover a existência de condições e respostas, nos vários estabelecimentos de ensino afetos ao Agrupamento, que visem colmatar as necessidades de suporte à aprendizagem e à inclusão das crianças e alunos, especialmente as que apresentam dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagens que exigem recursos.
O Departamento de Educação Especial promove as seguintes competências:
O docente de educação especial, enquanto parte ativa da comunidade escolar, assume um papel essencial no processo de flexibilidade curricular, contribuindo para a promoção de competências sociais e emocionais, envolvendo os alunos ativamente na construção da sua aprendizagem, promovendo o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente, a capacidade de resolução de problemas, o relacionamento interpessoal, os pensamentos crítico e criativo, a cidadania.