"JUNTOS CONSTRUÍMOS A ESCOLA!"
EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém
Centro Escolar da Caridade
Centro Escolar da Atouguia
Centro Escolar das Misericórdias
Centro Escolar de Sta. Teresa
Centro Escolar de Ourém Nascente

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém é constituído por docentes, que no âmbito da sua especialidade, apoiam de modo colaborativo e numa lógica de co-responsabilização, todos os intervenientes no processo educativo dos alunos na definição de estratégias de diferenciação pedagógica, no reforço das aprendizagens e na identificação de múltiplos meios de motivação, representação e expressão.

Fazem parte do Departamento de Educação Especial os docentes colocados nos lugares afetos ao grupo 910 e os docentes colocados na Equipa de Intervenção Precoce (ELI) de Ourém.

O Departamento de Educação Especial é uma estrutura de apoio ao Conselho Pedagógico e ao Diretor do Agrupamento, que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Cabe ao departamento de educação especial a concretização das medidas educativas, com vista à consecução de uma escola de qualidade para todos, no quadro do desenvolvimento do projeto educativo do Agrupamento, visando:

a) Contribuir para a igualdade de oportunidades de sucesso educativo para todas as crianças e alunos, promovendo a existência de respostas pedagógicas diversificadas adequadas às suas necessidades específicas e ao seu desenvolvimento;

b) Articular as respostas a necessidades educativas com os recursos existentes noutras estruturas e serviços (de âmbito local/regional) que também interagem na área da inclusão educativa;

c) Promover a existência de condições e respostas, nos vários estabelecimentos de ensino afetos ao Agrupamento, que visem colmatar as necessidades de suporte à aprendizagem e à inclusão das crianças e alunos, especialmente as que apresentam dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagens que exigem recursos.

O Departamento de Educação Especial promove as seguintes competências:

  • A qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
  • Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
  • Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;
  • Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
  • Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
  • A implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  • O desenvolvimento do programa educativo individual e do plano individual de transição;
  • A promoção de vida autónoma;
  • O apoio à equipa multidisciplinar e centro de apoio à aprendizagem; 
  • A promoção de ações de capacitação parental;
  • O desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular;
  • A orientação vocacional;
  • A integração em programas de formação profissional;
  • O apoio no domínio das condições de acessibilidade;

O docente de educação especial, enquanto parte ativa da comunidade escolar, assume um papel essencial no processo de flexibilidade curricular, contribuindo para a promoção de competências sociais e emocionais, envolvendo os alunos ativamente na construção da sua aprendizagem, promovendo o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente, a capacidade de resolução de problemas, o relacionamento interpessoal, os pensamentos crítico e criativo, a cidadania.