"JUNTOS CONSTRUÍMOS A ESCOLA!"
EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém
Centro Escolar da Caridade
Centro Escolar da Atouguia
Centro Escolar das Misericórdias
Centro Escolar de Sta. Teresa
Centro Escolar de Ourém Nascente

ENTRE(VISTAS) DO CONDE - CALLIOPE THEATRE COMPANY

 22/07/24 Publicado em NOTÍCIAS

AS BIBLIOTECAS DO AECO EM NÚMEROS

 18/07/24 Publicado em NOTÍCIAS

BIBLIOTECAS AECO 2023/2024

 17/07/24 Publicado em NOTÍCIAS

OLÍMPÍADAS DE INGLÊS, COM OS ALUNOS DO 8º ANO

 17/06/24 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 18 de maio, os alunos do 8.ºano foram convidados a participar nas "Olimpíadas de Inglês", atividade dinamizada pela formadora Cláudia Correia, do grupo editorial Leya. A atividade foi bastante animada, os alunos interagiram em grupos e foram todos vencedores.

SESSÃO "VEM AÍ O SECUNDÁRIO, E AGORA?

 12/06/24 Publicado em NOTÍCIAS
A 24 de maio, os alunos do 9.º tiveram a possibilidade de assistir a uma sessão de esclarecimento, dinamizado pelas Sras. psicólogas da escola, e se encontrarem com cinco ex-alunos do agrupamento, questioná-los sobre o seu percurso escolar e académico, eles representaram percursos e áreas diferentes: profissional, ciências e tecnologias, ciências socioeconómicas e artes visuais.
Foi uma sessão muito agradável, onde os alunos do 9.º ano compreenderam que é normal terem dúvidas e devem explorar diferentes opções e caminhos até encontrarem o seu.

CALLIOPE THEATRE COMPANY NO TMO

 11/06/24 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 2 de maio, os alunos do 6.º ano e 3.º ciclo, no âmbito da disciplina de Inglês, deslocaram-se ao TMO para assistirem a uma peça de teatro em língua Inglesa, representada pela “Calliope Theatre Company”. Foi uma hora bem divertida, com os alunos a terem a possibilidade de assistir, e alguns, a interagir diretamente com os atores com a sua ida ao palco, a serem aplaudidos pelos colegas. Esta atividade possibilitou, ainda, o contacto com a língua Inglês num contexto diferente do escolar.
Decerto uma experiência a repetir.

1º PRÉMIO NACIONAL DECOJOVEM SITESTAR.PT PARA O AECO

 05/06/24 Publicado em NOTÍCIAS
No âmbito do concurso da DecoJovem  Sitestar.pt 11, os alunos David Lopes e Eduardo Lopes do 9ºano, turma D, distinguiram-se com o 1.° lugar, no escalão 1, categoria "escola mais digital", num universo de 119 projetos finalistas a nível nacional. O concurso consistiu no desenvolvimento de um site para a "Rádio dos Condes" (https://radioconde.pt/) do Agrupamento de  Escolas Conde de Ourém.
 A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Museu das Comunicações em Lisboa, sendo os alunos acompanhados pela professora Carla Velez.
Estão de parabéns pelo seu trabalho e empenho.
#decojovem#sitestar

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE 2024 # A LAMPETRA DE OURÉM (AUREMENSIS)

 22/05/24 Publicado em NOTÍCIAS
Hoje comemora-se o dia Internacional da Biodiversidade 2024 sob o tema "Be part of the Plan", que apela à participação de todos na reversão da perda de Biodiversidade e a partilhar ações concretas/exemplos que contribuem para o desenvolvimento do Plano de Biodiversidade no âmbito do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, acordado por 197 países. 
Por exemplo o nosso clube de ciência, do projeto Ciência Viva na Escola "RoboCiência no AECO", está empenhado no conhecimento, divulgação e sensibilização da comunidade, para a proteção da Lampetra auremensis, uma espécie endémica e única no mundo que se encontra apenas em ribeiras do nosso concelho e foi avaliada na categoria Criticamente em Perigo, um risco de extinção extremamente elevado, segundo os critérios e categorias da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da UICN, União Internacional para a Conservação da Natureza. 
Tudo começou numa das nossas saídas de campo à Ribeira de Seiça, onde casualmente nos deparámos com indivíduos adultos da Lampetra auremensis, cuja identidade confirmámos com a nossa pesquisa e o apoio do representante da Quercus, o Engenheiro Domingos Patacho, que nos acompanhou em mais duas saídas de campo, a última das quais para monitorizar a temperatura, o pH e a quantidade de nitratos e nitritos no local dos achados e também para a identificação de outros riscos físicos, químicos e biológicos para a vida ou a reprodução desta espécie. 
Apesar da temperatura e parâmetros químicos medidos serem normais, ficámos preocupados pelo facto de, a montante do local dos achados, termos verificado a existência de uma mancha de algum derivado do petróleo (com forte odor) na água e de sacos e garrafas de plástico nas margens, bem como de árvores e ramos caídos sobre a ribeira. Para além destes, visualizámos também um lagostim de rio, que é uma espécie exótica que foi em tempos introduzida pelo homem neste habitat e é um predador da nossa Lampetra
Lampetra auremensis foi descoberta na Ribeira de Seiça em 1988 pelo Eng.º Pedro Cortes, mas só em 2013 foi reconhecida como uma nova espécie, a auremensis - um nome que deriva da palavra latina, “Auren”, que significa Ourém -, após estudos mais aprofundadados da sua genética e morfologia, por investigadores da Faculdade de Ciências de Lisboa, da Universidade de Évora e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Cabe-nos agora como oureenses, habitantes ou visitantes do concelho de Ourém proteger esta espécie tão sensível, que não tem valor comercial, mas é importantíssima para manter a Biodiversidade da qual o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência do Homem dependem. 

 
#BiodiversityDay   #PartOfThePlan #ForNature   #Lampetra auremensis
Clube de Ciência - CCVnE RoboCiência no AECO

VOZES DE ABRIL NO AECO

 20/05/24 Publicado em NOTÍCIAS
Finalmente, chegou o dia 24 de Abril! E na Escola Conde Ourém celebraram-se com muita pompa e circunstância os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974.
E esta celebração só foi possível com o contributo, de uma maneira geral, dos professores, dos auxiliares de ação educativa e da Direção que nunca disse não às diferentes propostas apresentadas, antes nos incentivou; no entanto, merecem menção especial – em particular devem até ser exaltados – os professores do Plano Nacional das Artes, Susana Nápoles, incansável nas suas propostas e desenvolvimento da ação, e o artista de serviço, Gabriel Lagarto. Coube ao Gabriel Lagarto a responsabilidade pelo desafio lançado a todas as turmas do Agrupamento para decorarem "um cravo", o cravo de Abril. E foram estres cravos de Abril que decoraram o gradeamento da escola, lembrando, saudando e até convidando a quem passa junto à escola para ouvir a "Revolução" – que o recinto escolar e o palco montado para o momento cultural anunciavam. Demos a esta comemoração festiva o nome de "Vozes de Abril", pois houve música de intervenção, teatro, dança e ginástica acrobática. E coube a dois alunos, Eleanora Diogo e Martim Costa, apresentar este digno e gigantesco momento, cativando tudo e todos. Merece destaque neste desempenho, marcado com audácia e conhecimento, fazendo eco de nomes grandes da cultura - Fernando Pessoa glorifica a liberdade, cabe a Nietzsche exaltar a música: “Sem a música, a vida seria um erro"... Por fim, sublinho o empenho e o gosto dos alunos que prepararam as diferentes atuações. Muito bom!
Também nos dignificou, e enalteceu esta celebração, a presença dos alunos do primeiro ciclo do Centro Escolar da Claridade, que surgiram com as educadoras e assistiram a uma parte da celebração e presentearam-nos com a atuação da canção de Pedro Dyonysyo, "A História que um dia vais contar", que explica o 25 de Abril às crianças. Tivemos ainda a presença de uma turma do pré-escolar.
Um momento hilariante, e deveras significativo, foi o ar de pasmo dos alunos quando a celebração terminou com a subida ao palco dos professores para em coro cantarem a "Grândola Vila Morena".
Também foram importantes as palavras do Sr. Diretor, Diogo Alves, que sublinhou a necessidade e a importância do pensar, envolvendo-nos nestes momentos tão significativos. Para pensar e pensar bem é fundamental ler. A leitura esclarece-nos e permite fazer escolhas, e a vida é feita de escolhas. Que devemos exigir, mas também cumprir, saber e aprender a respeitar o outro. Assim, a liberdade é plena.
De salientar ainda, porque muito significativo, que este dia começou nas salas de aula com a leitura de poemas, visionamento de documentários e a elaboração de um cravo em origami. Também de assinalar a circulação, pelas diferentes turmas, de alunos a declamar poemas…
Convém ainda agradecer aos bombeiros a sua colaboração no empréstimo de uma alcatifa para garantir aos alunos um melhor acondicionamento durante este espetáculo. E à boa maneira portuguesa, um almoço partilhado coroou este esforço de toda a escola.
Foi um evento simbólico, muito significativo e sobretudo muito educativo. Confesso que senti um orgulho e felicidade enorme por ter ajudado na dinamização deste evento.
O AECO está de parabéns!
Telma Gonçalves, AECO

ENTRE(VISTAS) DO CONDE - PARLAMENTO DOS JOVENS

 15/05/24 Publicado em NOTÍCIAS

 

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO!!

 03/05/24 Publicado em NOTÍCIAS
Ao longo deste ano letivo, temos vindo a fazer várias maquetes dos sistemas do corpo humano.
Agora aprendemos as funções, características e morfologia do sistema circulatório, e por isso, elaboramos algumas maquetes para conseguir mostrar melhor a sua constituição por dentro e por fora.
Elas estão expostas na biblioteca da escola sede do nosso Agrupamento. Para as conseguirem ver e aprenderem um pouco mais sobre o nosso sistema circulatório passem por lá!!
Alunas do 6.º C

LITERACIA FINANCEIRA - PARTICIPAÇÃO NO EUROPEAN MONEY QUIZZ

 02/05/24 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 21 de março as alunas Beatriz Amaral e a Mariana Duarte da turma D do 8.º ano representaram a nossa escola na final Nacional do European Money Quizz 2024, promovida pela Associação Portuguesa de Bancos no âmbito do tema Literacia Financeira.Este tema foi desenvolvido nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, mas também nas sessões "No Banco da minha Escola", dinamizadas pela Dra. Sílvia Alexandra Martins, em representação do Banco de Portugal.
Este ano, os subtemas “Planeamento e gestão do orçamento familiar”, “Sistema financeiro e produtos bancários e “Segurança online” foram repartidos por três sessões, em dezembro, fevereiro e abril, permitindo aos alunos ter uma melhor perspetiva da importância de saber gerir bem e com segurança valores de subsistência e de promoção de qualidade de vida.
Por exemplo, os alunos ficaram a compreender melhor o esforço feito pelos pais para atender às despesas do seu orçamento familiar e as prioridades a ter na hora de tomar decisões; muito importante também, foi entender que as poupanças e a sua valorização (investimento), são imprescindíveis para assegurar o futuro e para atender a imprevistos no presente - salvaguardados também com a existência de seguros-, bem como a segurança e a compreensão das condições nas transações de dinheiro, seja em instituições financeiras (bancárias ou outras), seja em simples compras online. Estar bem informado é a chave que nos protege!
Quanto às nossas representantes, estiveram bem nos kahoot realizados nas etapas de apuramento e da final nacional, apesar dos nervos nem sempre ajudarem a escolher rapidamente a resposta certa; mas para o ano prometem voltar a tentar e habilitar-se à final europeia em Bruxelas!
Sabe mais e pratica nos sites https://www.todoscontam.pt/pt-pt e https://www.ebf.eu/practice/ (kahoot em português ou na tua língua!)
Professoras Ana M. Rodrigues e Manuela Larangeira
 

"DIA SEM TELEMÓVEIS NA ESCOLA"

 29/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
Reconhecendo a necessidade de alterar hábitos nas escolas relativamente à dinâmica dos intervalos escolares e com o intuito de melhorar o entretenimento e convívio saudável de crianças e adolescentes, promoveu-se no passado dia 13 de março o "Dia sem telemóveis na Escola".
Neste dia foram desenvolvidas várias atividades lúdicas nomeadamente jogos tradicionais onde se verificou uma adesão de toda a comunidade escolar.
As atividades propostas tiveram um grande impacto nos hábitos dos alunos. Conseguimos sensibilizá-los, de tal forma que, ainda hoje usufruem das atividades que foram propostas nesse dia, nomeadamente o “Jogo da Macaca, do Elástico, Saltar à Corda, das Latas…”
O testemunho de um grupo de alunos confirma:” com esse dia pudemos comunicar mais com os colegas das outras turmas e fizemos vários jogos que permanecem na escola até aos dias de hoje. A conclusão que tiramos é que esse dia foi mesmo sem telemóveis. Houve diversão! “

DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA - DIA DO PI

 26/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 14 de março celebrou-se o dia do PI. Na nossa Escola, tivemos a oportunidade de realizar várias atividades divertidas relacionadas com a matemática. Apresentámos alguns truques e magias matemáticas que pesquisámos com a ajuda da nossa professora. Tivemos ainda a visita de um professor e matemático, João Rino, com quem aprendemos truques, magias matemáticas e imensas coisas relacionadas com o infinito.
Toda a comunidade educativa mostrou muito interesse por todas as atividades. Nesse dia os intervalos foram bastante divertidos! Foi interessante ver a interação entre alunos e professores de todos os anos.
Gostamos muito deste dia porque não só aprendemos várias coisas como pudemos ensiná-las. 
A matemática é mesmo divertida.
Alunos do 6.ºD

DOCUMENTÁRIO 25 DE ABRIL, REALIZADO POR 3 ALUNOS DO 9º ANO, SOB COORDENAÇÃO DE TELMO MENDES E TELMA GONÇALVES

 24/04/24 Publicado em NOTÍCIAS

PALESTRA - "25 DE ABRIL DE 1974: UM MARCO HISTÓRICO"

 18/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 12 de abril, na Biblioteca do AECO, foi dinamizada uma palestra pelo professor Miguel Monteiro Barros, presidente da Associação de Professores de História (APH) - "25 de Abril de 1974: Um marco Histórico", para as turmas C, D, A e E, do 9.º ano. Num tom de voz forte e agradável, o professor começou por falar dos tempos que antecederam o Estado Novo, fazendo um périplo pelo antes e depois do 25 de abril de 1974, não esquecendo os motivos para o golpe militar de 24 para 25 de abril, o verão quente de 1975 e a aprovação da Constituição de 1976, lei fundamental ainda em vigor. Houve tempo pelo meio de referir aspetos pertinentes que fazem toda a diferença para a atualidade. Por exemplo, as mulheres não serem autónomas, o seu nome constar no passaporte do marido, estarem quase excluídas da vida social, a medição obrigatória dos fatos de banho acima do joelho, os motoristas não poderem conduzir com as mangas arregaçadas, a corrupção... Hoje temos a ideia de que há uma corrupção imensa, que não existia antes. Existir existia, mas não era divulgada, conhecida. A censura e o respetivo lápis azul eram implacáveis com a publicação de tudo o que achavam indesejável para o regime.
Do muito que poderia escrever, saliento ainda o orgulho que tive na participação dos alunos. Houve alunos que souberam responder bem às questões colocadas. E hoje aprenderam mais sobre um período riquíssimo da História no geral e da História de Portugal, em particular.
Telma Gonçalves

TEATRO "DEIXEMOS O SEXO EM PAZ"

 17/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
No âmbito da III Semana da Educação, organizada pelo Município, os alunos do 9.ºano foram convidados a assistir, juntamente com alunos do Secundário, à peça de teatro “DEIXEMOS O SEXO EM PAZ”, da Companhia de Teatro Maria Paulos. Foi um espetáculo exibido no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária.
Não havia qualquer cenário, nem luzes, apenas uma atriz que encheu o palco com os seus gestos e palavras. Lembremo-nos que falar de sexo, sobretudo em determinados contextos, não é tarefa fácil. E uma peça de teatro, cujo tema central é o sexo, é um desafio, não só para quem cria, quem organiza, mas também para quem vai assistir. É que abordar um tema tão íntimo e pessoal, e com muitos constrangimentos de formação, de educação e de feição social é, deveras, desafiador e delicado. A atriz aborda os temas de uma forma frontal, pedagógica e, atrevo-me a dizer, lúdica. Começa com uma breve história da sexualidade, desde Adão e Eva até aos dias de hoje, e muito na forma como o sexo era e é abordado pela sociedade. Acrescenta a parte da educação por parte da família e, depois, pela escola,implicando a sexualidade feminina e masculina numa dimensão ímpar e alargada.
No final, termina de forma épica, com uma mensagem de que nas relações, mais importante do que o sexo, são os sentimentos, isto é, é o amor que une aspessoas. E como em tudo na vida, aprendemos a amar o outro.
Resta agradecer ao Município o convite enviado e à Escola Secundária de Ourém por nos receber de forma tão calorosa.
Telma Goncalves

VISITA DE ESTUDO AO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO E AO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

 15/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
26 de março foi o dia tão esperado da visita de estudo a Lisboa com os alunos do 9.º ano, que contou com uma organização muito atribulada. Estava tudo preparado para o dia 25 de março: da parte da manhã, Assembleia da República; da parte da tarde, Museu da Eletricidade/MAAT. O entusiasmo era muito, pois podiam visitar e passear pelo baluarte da nossa democracia. O espaço não é de todo desconhecido, pois diariamente surgem nos nossos ecrãs da televisão. Mas uma coisa são as imagens da televisão e outra é ver  in loco, estar no local: sentar no lugar dos nossos deputados. Infelizmente, a vida política atual obrigou ao cancelamento da visita de estudo e pensar em alternativas. As instituições com agenda disponível para receber 103 alunos foram o Pavilhão do Conhecimento e o CCB. No Pavilhão do Conhecimento, os alunos percorreram e exploraram a "Sala do Explora", onde é possível experimentar o mundo da Física, nas suas muitas vertentes. No segundo momento, foi possível realizarem uma viagem pelo Espaço, aquele mundo longínquo, desconhecido, inacessível ao comum dos mortais - "Missão Espaço". Aqui havia equipamento que permitiam vivenciar as experiências de treino espacial, nomeadamente o equilíbrio, a resistência, a caminhada na lua, a turbulência num giroscópio... 
Aprendemos que o Espaço afinal tem repercussões no nosso quotidiano: há tecnologias que utilizamos que foram desenvolvidas no âmbito da exploração espacial, nomeadamente os filtros de água, o aspirador sem fios, o termómetro infravermelho... Há também produtos ou serviços comerciais - os spin-offs - que permitem o desenvolvimento de áreas como a saúde, a energia, o ambiente. Até nas nossas casas temos spin-offs, como por exemplo, os pacotes de batatas fritas que utilizam uma tecnologia espacial de embalagem para não se despedaçarem, câmara do telemóvel, painéis solares, etc.
À tarde, foi a vez de embarcarem numa viagem pela arte moderna: "Do primeiro modernismo às novas vanguardas do século XX". A arte é um tema nem sempre valorizado pelos currículos, mas é um mundo que reflete a sociedade, a maneira de ser e sentir do Homem ao longo do tempo. A arte é conhecimento. E o século XX e XXI é riquíssimo em artistas e estilos artísticos. Os alunos puderam ver in loco pinturas de Picasso, Mondrian e Francis Bacon. Nem todos gostaram, mas viram.
Ainda houve tempo para visitar a muito antiga fábrica dos "Pastéis de Belém".
Finalmente, o dia foi de chuva e frio, mas valeu a pena.
Telma Gonçalves

CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA - FASE MUNICIPAL

 13/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
Parabéns a todos os participantes e, especialmente, aos alunos do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém pelos excelentes resultados, dos quais destacamos:
1º ciclo:
1º lugar - Matilde Antunes Ribeiro (CEST)
2º ciclo:
1º lugar - Matilde Lopes Costa (EB23 IV Conde de Ourém)
3º ciclo:
1º lugar - Leonor Miguel Silva (EB23 IV Conde de Ourém)
2º lugar - Maria Neves Pereira (EB23 IV Conde de Ourém)

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NO PROJETO INTEGRA-TE DINAMIZADO PELA CMO

 02/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
No âmbito da participação da Escola no projeto Integra-te dinamizado pela Câmara Municipal de Ourém, apresenta-se o vídeo da Lista O - Opção Pela Democracia, dos alunos que representaram a nossa escola: Érica Rodrigues, David Lopes, Maria Pereira e Pedro Aquino.

VISITA DE ESTUDO DO 8º ANO AO CONVENTO DE CRISTO E AO CARSOSCÓPIO

 01/04/24 Publicado em NOTÍCIAS
No passado 15 de março todas as turmas do 8.º ano fizeram uma visita de estudo ao Convento de Cristo, em Tomar e ao Centro Ciência Viva Carsoscópio, em Alcanena, no âmbito das disciplinas de História, Físico-Química, Geografia e Ciências Naturais. 
Ao percorrermos os corredores, claustros, igreja e diferentes salas e espaços labirínticos do Convento de Cristo, entrámos pela História de Portugal adentro. Construído entre os séculos XII e XVIII, no interior das muralhas do Castelo de Tomar, este monumento, classificado como património da Humanidade pela UNESCO em 1983, foi sede da Ordem militar dos Cavaleiros do Templo, os Templários, monges guerreiros da fé cristã que apoiaram a reconquista e a consolidação da independência de Portugal no século XII.
Foi também com a influência desta Ordem, renomeada no século XIV como Ordem de Cristo, que toda a estratégia da expansão ultramarina foi delineada; por isso no tempo do rei D. Manuel, no século XV, o convento é engrandecido com esculturas, pinturas e talha dourada, características do estilo manuelino para celebrar as glórias dos descobrimentos. Mais tarde, no século XVI, D. João III, mandou ali edificar o claustro maior, ao estilo renascentista, com o intuito de dotar o edifício e o modo de vida dos monges de maior sobriedade e simplicidade. Por entre estes factos históricos e sobreposição de estilos arquitetónicos, (do românico-bizantino, ao gótico, manuelino, renascentista e maneirista), ainda ressoam nas paredes do convento lendas em torno dos monges da Ordem e dos reis que nelas deixaram o seu cunho.
No Centro Ciência viva do Alviela, o Carsoscópio, compreendemos melhor a importância de preservar o nosso património natural, nomeadamente aquele que nos assegura reservas de água potável que suportam o ecossistema do qual fazemos parte, como é o caso da nascente do Alviela. Também aqui viajámos no tempo, para compreender que todo o maciço calcário (Carso), onde a nascente se localiza, esteve outrora submerso pelo oceano. Hoje em dia, a água da chuva, acidulada pelo dióxido de carbono atmosférico, continua a descobrir passagens por entre o calcário, que ora se dissolve, ora precipita em belíssimas estalactites e estalagmites nas grutas que abrigam várias espécies de morcegos, que muito  nos ensinam sobre o sistema SONAR.
Por entre estas fontes e nascentes de conhecimento, também houve convívio, passeio e jogo de futebol, na praia fluvial de Olhos d´Água, onde o Carsoscópio se situa e nos convida sempre a voltar no Verão.                                      
 Ana M. Rodrigues

ENTRE(VISTAS) DO CONDE - CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA

 17/03/24 Publicado em NOTÍCIAS

ENTREGA DE PRÉMIOS AOS VENCEDORES DO CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA - FASE DE ESCOLA

 12/03/24 Publicado em NOTÍCIAS
Os nove alunos vencedores do Concurso Concelhio de Leitura, na Fase de escola, receberam das mãos do senhor diretor e das professoras bibliotecárias do agrupamento o certificado respetivo e o prémio merecido por terem ficado em 1º lugar no seu escalão. 
A escolha recaiu sobre o livro que terão de ler para a fase concelhia, no próximo dia 9 de abril e todos ficaram contentes com a surpresa.
O senhor diretor dirigiu às turmas dos finalistas palavras de incentivo à leitura, realçando a sua importância na forma como se compreende o mundo que nos rodeio e como nos torna pessoas mais preparadas para a vida.
Aproxima-se agora um novo desafio que os alunos vão abraçar com entusiasmo, descobrindo uma nova aventura literária.
 

ENTRE(VISTAS) DO CONDE - APRENDIZAGEM COOPERATIVA

 04/03/24 Publicado em NOTÍCIAS

PARLAMENTO DOS JOVENS - SESSÃO DISTRITAL

 01/03/24 Publicado em NOTÍCIAS
Cumpriu-se mais um ano com muito sucesso da participação da nossa escola, IV Conde de Ourém, no Projeto do Parlamento dos Jovens, que este ano tinha como proposta “Os 50 anos do 25 de Abril, uma escola mais plural e participativa”.
No longo processo que se iniciou ainda em setembro com a divulgação e sensibilização dos alunos para o projeto, a formação de listas que movimentou 30 alunos (3 listas), a campanha eleitoral, a eleição, a participação do deputado da Assembleia da República, Pedro Frazão, do grupo parlamentar do Chega que veio, debater com os alunos os diferentes aspetos que o tema oferecia.
Por fim, transformar as 3 listas numa lista única que representava a nossa escola na sessão-escola e a eleição dos nossos representantes à sessão distrital, em Almeirim, no dia 26 de fevereiro de 2024. Foram eleitos os deputados: Pedro Aquino, Matilde Fernandes e Érica Oliveira, que defenderam a nossa proposta. A saber: 1.º Criação do ano 0 (zero); 2.º Criação de um Observatório de Integração; 3.º Criação de uma Sala de Apoio ao Reforço das Práticas de Vida Ativa.
Alunos confiantes e bem preparados pelo trabalho desenvolvido com a professora Telma Gonçalves e Telmo Mendes, que permitiu que a nossa escola num total de 25 tenha ficado em 4.º lugar e num total de 75 propostas tenha conseguido eleger 1 proposta (Criação do ano 0) para a sessão final do Projeto em Lisboa. Assim, é justo dar os parabéns a todos os que participaram e em particular aos nossos heróis, Pedro, Matilde e Érica que estiveram brilhantes.
Telma Gonçalves e Telmo Mendes

AECO MARCA PRESENÇA NAS "JORNADAS DA LEITURA DO PISA À SALA DE AULA"

 27/02/24 Publicado em NOTÍCIAS
Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, quatro docentes do AECO, pertencentes à equipa do Plano de Ação para a Leitura, participaram nas "Jornadas da Leitura - do PISA à sala de aula", no Vimeiro.
Neste evento, estiveram presentes cerca de cem docentes de todo o país, com o objetivo de promover uma reflexão crítica, entre todos os participantes, sobre as suas práticas de avaliação na sala de aula, nomeadamente, no que concerne às competências do domínio da leitura. Foi também possível analisar e construir materiais didáticos relevantes, fiáveis, válidos e inovadores, que desenvolvem competências de leitura e promovem o sucesso na Língua Portuguesa. Do mesmo modo, os participantes tiveram oportunidade de analisar e construir critérios de classificação justos, válidos e fiáveis para diferentes instrumentos de avaliação, de forma a promover práticas pedagógicas que contribuam para o sucesso escolar e o gosto dos discentes pela aprendizagem.
Tratou-se de 3 dias intensos de trabalho, muito bem organizados pelo IAVE e pelo PNL, que se traduziram em verdadeiras aprendizagens para todos os participantes, que procurarão partilhar o conhecimento adquirido nos seus agrupamentos e grupos disciplinares.
Foi um verdadeiro privilégio fazer parte destas Jornadas da Leitura!

ENTRE(VISTAS) DO CONDE - PARLAMENTO JOVENS

 25/02/24 Publicado em NOTÍCIAS

IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO PRÉ-ESCOLAR

 21/02/24 Publicado em NOTÍCIAS
No final do 1.º semestre, a implementação da Aprendizagem Cooperativa lançada ao grupo de docentes do pré-escolar, pela coordenadora, contribuiu para um excelente trabalho de equipa. Não se tratou apenas de agrupar os elementos para avaliação das atividades realizadas no 1º semestre, aprendizagens das crianças e avaliação de alguns projetos desenvolvidos, mas foi mais além. Em pequenos grupos, cada elemento assumiu diferentes papéis, cooperaram, compartilharam, e ajudaram-se uns aos outros. A coordenadora teve o papel de supervisionar os grupos e assegurar de que todos os elementos contribuíram com ideias para a resolução das tarefas. Foi ainda dado tempo de partilha de ideias assim como a promoção de escuta ativa durante a fase de apresentação das conclusões pelos grupos. Foi um momento de avaliação ativa e motivadora em que foi dado especial ênfase ao desenvolvimento das competências de relacionamento interpessoal.
Departamento pré escolar
 

AECO MARCA PRESENÇA EM REUNIÃO DE EQUIPA DE LISBOA E VALE DO TEJO

 16/02/24 Publicado em NOTÍCIAS
No âmbito da ação da equipa regional LVT, o AECO esteve presente numa Reunião de acompanhamento no dia 8 de fevereiro, entre as 14h e as 16h.
Depois de um enquadramento da reunião, o AECO procedeu à sua apresentação, destacando alguns  dados de monitorização e de autoavaliação, bem como projetos em vigor no agrupamento.
Da parte do AECO estiveram presentes o senhor Diretor, Diogo Alves; a coordenadora dos diretores de turma, Carla Bernardino; a coordenadora da equipa de autoavaliação, Elsa Aires; a coordenadora do 1º ciclo, Preciosa Ferreira; a coordenadora de educação para a cidadania, Manuela Larangeira; a coordenadora da educação especial, Ana Cristina Escudeiro, e a professora bibliotecária, Alexandra Santos.  
Foram destacados os gráficos de avaliação interna, o Plano de Ação para a Leitura, o projeto Coopera, bem como a multiculturalidade do agrupamento e a forma como este procura integrar os novos alunos.
Finalmente, decorreu uma sessão plenária, em que os cinco agrupamentos presentes apresentaram as suas sínteses, destacando as estratégias para a melhoria da qualidade das aprendizagens de todos os alunos. Com esta iniciativa pretendemos reforçar o apoio e acompanhamento às escolas LVT.

O CE DE STA. TERESA CANTARAM AS JANEIRAS

 26/01/24 Publicado em ATIVIDADES CE STA. TERESA
O dia 23 de janeiro foi o dia marcado para todas as turmas do Centro Escolar de Sta Teresa irem Cantar as Janeiras a algumas instituições do concelho.
Foi numa manhã soalheira que nos deslocamos primeiramente à Câmara Municipal, onde fomos muito bem recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara, equipa do executivo e funcionários do Município.
Os alunos do pré-escolar cantaram a sua bonita canção, acompanhada pelo instrumento musical da professora Carla, de Música. Encantaram todos os presentes, assim como os alunos do 1.°ciclo, que cantaram muito alegres e empenhados. 
Recebemos muitas palmas e desejos de Bom Ano, com muitos sucessos, alegrias e saúde.
De seguida, fomos à Junta de Freguesia, onde fomos recebidos pela D. Zita, vogal da Junta de Freguesia e, por fim, deslocamo-nos à Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, onde fomos recebidos e ouvidos pelo Sr. Diretor, elementos da Direção, funcionários da secretaria, assistentes operacionais e alguns alunos da escola. Com muita alegria e entusiasmo, lá fomos desejando um Bom Ano, com muita saúde e paz.
Ao chegar à escola recebemos os miminhos das instituições que visitamos. 
Que manhã feliz!!
Prof. Carla Monteiro - CST2A

ESTREIA DO CLUBE "VOZ DOS ALUNOS"! ASSEMBLEIA DE DELEGADOS E SUBDELEGADOS

 23/01/24 Publicado em NOTÍCIAS
No passado dia 17 de janeiro, pelas 12h45, decorreu a Assembleia de Delegados e Subdelegados da escola sede. 
A sessão foi dinamizada pelo clube “Voz dos alunos” e teve como objetivo dar a conhecer os meios de comunicação existentes (entre o clube e os alunos do agrupamento) e a futura localização do espaço físico do clube.
Foram ainda ouvidos os Delegados e Subdelegados das várias turmas com o objetivo de fazer o levantamento de propostas de melhoria, no âmbito do funcionamento e do espaço físico no estabelecimento de ensino.

AVALIAR E APRENDER - SESSÃO COM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

 22/01/24 Publicado em NOTÍCIAS
No passado dia 15 de janeiro, no Centro Escolar da Caridade, teve lugar uma sessão com encarregados de educação sobre novas práticas em vigor no Agrupamento relacionadas, entre outras, com a semestralização e o processo de avaliação.
A moderadora, Filipa Seabra (psicóloga), apresentou o painel de intervenientes: Diogo Alves (Diretor), Margarida Bernardes (Coordenadora da avaliação pedagógica), Sílvia Moreira (psicóloga - Coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva - EMAEI)) e Alexandra Santos (professora bibliotecária - Coordenadora do Plano de Ação para a Leitura - PAL).
A sessão iniciou com uma apresentação do senhor diretor, que agradeceu a presença de todos e explicou a pertinência do encontro, recordando que a avaliação pedagógica é um fator determinante na aprendizagem dos alunos. Referiu ainda que o AECO está a trabalhar em semestres pela primeira vez, o que trouxe algumas alterações ao calendário escolar.
A professora Margarida Bernardes esclareceu aos presentes  que a avaliação pedagógica tem por base o documento "Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória" (PASEO) e rege-se pelos critérios gerais do agrupamento, que foram projetados. Explicou a diferença entre a avaliação formativa e sumativa, realçando que o aluno tem um papel ativo em todo o processo. Projetou o cabeçalho de uma ficha de avaliação com o objetivo de esclarecer o facto de a avaliação ser expressa por domínios, salientando que cada disciplina tem os seus e que podem ter pesos diferentes. Lembrou que os todos os documentos relativos à avaliação estão disponíveis para consulta na página do agrupamento. Sugeriu aos encarregados de educação a utilização de uma grelha de registo para monitorizar a evolução dos seus educandos nas várias disciplinas e nos vários domínios.
A psicóloga, Sílvia Moreira, fez uma apresentação sobre o envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos, salientando a importância da articulação entre a escola e a família. Enumerou ainda alguns aspetos que não devem ser descurados, como a alimentação, o sono, a rotina e o local de estudo, a monitorização dos cadernos diários e o investimento em tempo de qualidade. Lembrou que as crianças e jovens veem nos seus pais os modelos a seguir.
Em seguida, a professora bibliotecária apresentou o Plano de Ação para a Leitura, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, destacando que o AECO é um dos 15 agrupamentos piloto onde este projeto está em desenvolvimento durante os próximos 3 anos letivos. Visa melhorar a literacia e os hábitos de leitura dos nossos alunos e vai permitir um investimento em livros, materiais didáticos, formações para professores, pais e alunos ou qualquer atividade considerada útil para desenvolver as áreas de intervenção prioritárias definidas pela equipa do PAL. Esta intervenção terminou com um momento intimista  com a leitura do conto "A menina que não queria livros", de Luísa Ducla Soares.
A sessão contou ainda com a presença do professor Gabriel Lagarto, que ilustrou em tempo real vários momentos do encontro. 
Finalmente, houve lugar a um tempo para discussão de ideias ou esclarecimento de dúvidas, durante o qual os pais e encarregados de educação puderam participar ativamente.
Foi um encontro agradável, que contou ainda com uma equipa técnica que assegurou as questões relacionadas com o áudio e a projeção.

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA A LEITURA À COMUNIDADE

 16/01/24 Publicado em NOTÍCIAS

PARLAMENTO DE JOVENS - "VISITA DO DEPUTADO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PEDRO FRAZÃO" EM 8 DE JANEIRO DE 2024

 10/01/24 Publicado em NOTÍCIAS
No cumprimento das diferentes fases do Projeto, Parlamento dos Jovens, recebemos na nossa escola, o deputado da Assembleia da República, Pedro Frazão, do grupo parlamentar, Chega, com o objetivo de dinamizar uma sessão de esclarecimento, sobre a Assembleia da Repúbica: Origens, organização, funcionamento, o seu papel na atualidade como orgão de soberania  fundamental, que tem como funções primordiais, o processo legislativo e a  inquirição e fiscalização do governo . Na segunda parte da sessão a reflexão e debate sobre o tema proposto para este ano letivo " Os 50 anos do 25 de Abril, nas escolas, Participação e Inclusão". Nesta fase, houve oportunidade dos alunos que representavam as 3 listas concorrentes à eleição do Parlamento dos Jovens, apresentarem os seus projetos, debater,  fazer perguntas ao senhor deputado e perceberem o feedback das suas propostas. De referir que a comunicação do senhor deputado Pedro Frazão colheu muito interesse  por parte dos alunos e merece elogios pela qualidade da sua intervenção ao nível técnico, científico e pedagógico. 
Ao nível dos alunos participantes, cerca de 30, representando as 3 listas da escola à sessão regional, que se realizará em Santarém, mereceu elogios do nosso convidado, pela postura, comportamento e interesse, bem demonstrado pela qualidade das perguntas apresentadas, que tinham por base as suas propostas e que criaram interações mais alargadas, quando questionaram sobre as dificuldades da escola em relação à falta de professores ou como sensibilizar os jovens para abraçar a carreira docente como futura profissão. Todas as perguntas tiveram por parte do senhor deputado, acolhimento e disponibilidade para a resposta e interações muito positivas, pelo que consideramos a sessão realizada, pelo nível de participação, interesse e aprendizagens, muito relevante.                                                                                    
Telmo Mendes

(ENTRE)VISTAS DO CONDE: FEIRA DO LIVRO

 08/01/24 Publicado em NOTÍCIAS
Ouve aqui o Podcast da Feira do Livro

VISITA DE ESTUDO DO 7º ANO - MUSEU DE ARTE PRÉ-HISTÓRICA E NO SAGRADO DO VALE DO TEJO E CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE CONSTÂNCIA

 05/01/24 Publicado em NOTÍCIAS
A 14 de dezembro todas as turmas do 7.º ano fizeram uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas de História, Físico-Química, Geografia e Ciências Naturais. Da parte da manhã visitaram o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, tendo podido perceber como seria viver no Paleolítico e no Neolítico nos três módulos percorridos. No parque da Arca Social, viram reproduções de habitações pré-históricas que refletem a passagem do modo de vida recoletor para um modo de vida produtor, através do tipo de materiais e o modo de construção adotado. Num workshop foi possível perceberem e experimentarem o engenho do Homem pré-histórico através de instrumentos para o seu dia-a-dia, como armas de caça, ferramentas de corte e objetos para preparar, cozinhar e guardar água/alimentos, que produzia a partir de matérias primas naturais, como pedra, peles, madeira, barro, fibras vegetais e cera de abelha, trabalhando-as ou transformando-as noutros materiais (cerâmica, metal, tintas e colas rudimentares), com propriedades mais adequadas às finalidades pretendidas. Muito interessante foi perceber a ligação de alguns desses objetos e materiais, a manifestações artísticas/decorativas ligadas a rituais mágicos e/ou funerários. No interior do museu, os alunos puderam observar artefactos pré-históricos autênticos e outros achados arqueológicos da região, nomeadamente de pintura e gravura rupestre.
O almoço foi disfrutado na bonita zona ribeirinha de Constância, onde houve tempo para disfrutar do jardim e da praia fluvial banhada pelo rio Zêzere. À tarde, no Centro Ciência Viva de Constância, o grupo rumou ao futuro, aprendendo na exposição "Física do Voo", que forças nos fazem voar, quais os efeitos do voo no corpo e como os pilotos se preparam em simuladores para os dominarem e controlarem o movimento de uma aeronave em condições extremas. Depois, no planetário, os alunos foram descobrir o céu noturno do dia da visita, para a observação e localização de estrelas, constelações, planetas e galáxias ao longo da noite e para aprender a determinar os pontos cardeais e a latitude do lugar no hemisfério norte, a partir da estrela polar, entre outras curiosidades sobre a observação de astros. No parque exterior, de pés na Terra e cabeça no Sistema Solar, os alunos compreenderam melhor a organização e movimentos de corpos que o constituem, bem como as evidências dos mesmos observadas a partir da Terra.
Desta viagem no tempo e no espaço, ficámos todos admirados com a capacidade de adaptação, aprendizagem e evolução do Homem, motivadas não apenas pela necessidade imediata, mas também pela curiosidade em conhecer, experimentar e explorar o meio que o rodeia. Enquanto formos capazes de nos interrogar e interrogar o Universo, a busca continuará e as surpresas também!
As docentes Ana Margarida Rodrigues, Carla Bernardino, Clara Miguéis e Telma Gonçalves

VAMOS DEFENDER A NOSSA FLORESTACOM O PROFESSOR JORGE PAIVA

 02/01/24 Publicado em NOTÍCIAS
Se fosse uma árvore, o Prof. Paiva escolheria ser um Embondeiro (Adansonia digitata Lineu), uma árvore milenar, única do continente Africano e comum em Angola, onde o professor nasceu; “uma árvore esquisita com uma estrutura única, barriguda, pela água que retém, que aguenta os mal-tratos, a seca, tudo!”. De facto, olhando mais atentamente para uma das árvores mais antigas que habitam o planeta, vi a longevidade e resiliência do Professor, que com os seus 90 anos, se deslocou sozinho de Coimbra a Ourém (a convite do projeto CCVnE Robociência no AECO, no assinalar do Dia da Floresta Autóctone), para nos brindar com uma aula cativante que nos transportou para as suas expedições pela Amazónia e outros lugares, onde a Natureza lhe revelou algumas das suas maravilhas que o coração o fez procurar e ver! Tudo para nos lembrar o quanto dependemos da Floresta e de toda a Biodiversidade que nela surge: como fonte de alimento, água e medicamentos; como fábrica do oxigénio que respiramos e como depurador do ar e forte aliado na luta contra as alterações climáticas, ao consumir o dióxido de carbono atmosférico produzido nas atividades humanas. Estaremos realmente conscientes que cuidar da Floresta e de todos os seres vivos, é cuidar de nós e da nossa sobrevivência?
À sombra do velho Embondeiro, os olhinhos dos alunos das três turmas do 2.º ciclo e dos 24 ecodelegados da escola sede, mal pestanejaram e sorriam admirados com as suas histórias, como a experiência de viver nú na Amazónia, bebendo água do rio, comendo o que via os macacos comer e curando as mordidas de insetos na pele aplicando-lhe urina em cima. 
Foi uma lição de ciência e pedagogia seguida pelos 9 professores presentes e o olhar emocionado da nossa assistente operacional Ana João, que fez trabalho de campo de investigação com o Professor em Timor e nos assegura que assim é.
Vários alunos estrangeiros do Brasil, de Moçambique, de Angola e também de S. Tomé e Princípe quiseram ainda ficar no final da palestra para assistir a um pequeno filme sobre a Amazónia para continuar a beber da água retida naquele velho Tronco que os regava com saudade de paisagens que de algum modo os levavam de volta às suas origens. No fim a vontade de abraçar foi a única forma de agradecer que encontraram no seu vocabulário e o forte Embondeiro, acedendo, deixou-se abraçar. 
Depois de um passeio para conhecer as nossas árvores e anfiteatro natural da escola, o Professor concluiu a sua missão cívica com a oferta ao nosso Agrupamento do livro Natal Verde, 30 anos de postais de Jorge Paiva, continuando a esperar que da Escola nasça a mudança na preservação da Floresta e de de toda a Biodiversidade, da qual somos apenas uma frágil extensão. Conte connosco Professor!          
Prof. Ana Margarida Rodrigues

UMA HISTÓRIA PARA CONTAR E MEDITAR - "NATAL VERDE" DO PROF. JORGE PAIVA

 29/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
"Dois amigos abastados resolveram fazer, cada um, uma invulgar viagem de aventura. Cada um deles iria viajar num veículo todo-terreno, sem companhia, sem rádio, sem telemóveis nem GPS, carregados de combustível suplementar, alimentos, água e agasalhos e sem ajudas de ninguém, apenas com muito dinheiro de modo a não terem dificuldades..Um atravessaria o deserto do Sahara, o outro a Amazónia (...).
O primeiro teve muito azar, pois numa zona do deserto, completamente desabitada (...), plena de dunas altas e dinâmicas, apanhou uma violenta tempestade de areia, que soterrou o veículo, de tal modo que ficou impossível de se mover. Para conseguir comer e beber teve muito trabalho em escavar com as mãos a areia. Grande parte da água e alimentos deteriorou-se. Nunca lhe apareceu auxílio, acabou por morrer, sem comida, nem água, mas muito rico, pois tinha ainda muito dinheiro disponível.
O outro, ao atravessar o rio Mavaca, na Serra de Unturán (Amazónia venezuelana), a corrente forte arrastou o veículo (nunca mais o viu), tendo-se salvo a nado. Passados meses, foi encontrado por índios, muito doente, tendo sobrevivido, sem dinheiro, mas à custa dos produtos vegetais que colhia na floresta (frutos, rizomas, flores e folhas) e dos animais (aves, pequenos roedores e peixes) que conseguia apanhar e da água dos rios e da cura através das plantas medicinais com que os índios o trataram."
Excerto da coleção de postais de Natal do Professor Jorge Paiva, com fotografias e conhecimentos selecionados das expedições deste biólogo e incansável ativista na defesa da biodiversidade e do meio ambiente, reunida no livro Natal Verde - 30 anos de postais de Jorge Paiva 1990-2019 (organizado pelo CCV de Coimbra, numa parceria com a ordem dos Biólogos e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra), oferecido pelo próprio à Biblioteca, aquando da sua visita à escola sede do Agrupamento, a 21 de novembro, para que também possa constituir uma ferramenta pedagógica, para aprender e ensinar.
Prof. Ana Margarida Rodrigues

AECO ABRAÇA O PROJETO COOPERA ESCOLA+ 21-23

 27/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
Foram 40 os docentes que frequentaram a ação de formação "Comunidades cooperativas de aprendizagem profissional - Nível 1", conduzida pelas formadoras Isabel Lezon e Sandra Cardoso. Desses, cerca de 30 pertencem ao Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, desde o ensino pré-escolar até ao terceiro ciclo, contando com a presença e participação das bibliotecas escolares.
O Projeto Coopera Escola+ 21-23 tem como foco a mudança de práticas em sala de aula introduzindo metodologias ativas e integrando a Aprendizagem Cooperativa, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade obrigatória (PASEO), a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital (PTD), o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional de todos, alunos e professores.
Tem como objetivos melhorar o clima da sala de aula, a autoestima, a crença de autoeficácia, as habilidades sociais, a motivação e o rendimento escolar dos alunos, pretendendo assim alcançar objetivos educacionais que vão para além da aprendizagem académica, nomeadamente o investimento nas competências sociais e de grupo, e no comportamento cooperativo.
Foi sem dúvida uma formação intensiva e intensa, mas altamente motivadora, que já está a alterar a forma como se trabalha em sala de aula. Os resultados começam a fazer-se sentir e o efeito contágio também começa a notar-se junto da comunidade docente. Tudo em prol da melhoria das aprendizagens dos alunos!

BOAS FESTAS

 23/12/23 Publicado em NOTÍCIAS

PARTICIPAÇÃO NOS DESAFIOS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL - BEBRAS

 21/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
O “Bebras – Castor Informático” é uma iniciativa internacional presente em mais de 50 países destinada a promover a informática e o pensamento computacional para alunos de todas as idades. Não envolve programação e é pensada como uma festa da Informática, não se focando na competição.
Os desafios propostos envolvem processos de raciocínio (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmia) e capacidades mentais necessárias para saber explicar e interpretar o mundo como um sistema complexo de processos de informação.
No nosso agrupamento, neste ano letivo, entre os dias 6 e 17 de novembro, tivemos a participação dos alunos do 4º ano de todos os Centros Escolares, bem como, as turmas de 5º, 7º, 8º e 9º anos que estavam a ter TIC neste primeiro semestre.
Estão todos de parabéns!
Para o próximo ano fica o desafio de participarmos novamente!
As professoras: Elisabete Neves e Carla Velez

 

PLANO DE AÇÃO PARA A LEITURA - 1ª FASE - INÍCIO DA FORMAÇÃO - DESENHO DA INTERVENÇÃO

 15/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 15 de dezembro, decorreu no AECO (um dos 15 agrupamentos de escolas piloto selecionados) a primeira sessão de formação para professores, no âmbito do Plano de Ação para a Leitura.
Da responsabilidade do IAVE e do PNL e certificada como ação de formação de curta duração, a sessão teve uma duração de seis horas e centrou-se na didática da leitura, partindo dos resultados de avaliação em leitura do AECO.
O PAL de cada agrupamento será baseado nos resultados dos alunos na leitura, dados disponíveis a nível nacional e local. O PNL irá trabalhar com os agrupamentos de forma a permitir conhecer com exatidão as dificuldades dos seus alunos e os seus perfis de leitores, permitindo a definição de áreas de intervenção estratégica, com ações concertadas e com otimização de recursos.
O AECO está empenhado e entusiasmado para abraçar este novo desafio.

REALIDADE VIRTUAL NO AECO

 11/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
A realidade virtual dá os primeiros passos no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém.
Na aula de TIC, os alunos do 9º ano tiveram oportunidade de aliar o conhecimento à diversão, experimentando óculos de realidade virtual. 
Foi uma experiência inovadora que agradou a todos.

PARLAMENTO JOVENS

 08/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
Comemorar os 50 anos do 25 de Abril é nesta data especial, mais do que olhar para a democracia e suas conquistas é perspetivar o futuro, criando propostas de maior integração, de solidariedade e cidadania ativa. O Parlamento dos Jovens é um projeto que contribui para uma escola protagonista de uma democracia viva e participativa. Na escola de hoje, encontramos múltiplas nacionalidades que evidenciam diversas problemáticas, como por exemplo de racismo, xenofobia, exclusão social, saúde mental, familiar …de forma a responder a estas preocupações os alunos elaboram 3 propostas de solução:
Propostas da Lista A:
1.ª - Criação do ano zero para os alunos estrangeiros que ingressam no nosso sistema de ensino.
2.ª - Criação de uma Sala de Apoio ao Reforço das Práticas da Vida Ativa.
3.ª - Criação de um observatório de referência que acompanhe, promova a inclusão e a cidadania ativa.
Propostas da Lista B:
1.ª - Tutores de Inclusão
2.ª - Tardes temáticas
3.ª - Promover condições que cativem futuros professores.
Propostas da Lista C:
1.ª - Uma vez por mês a refeição na cantina contemplar na ementa um prato típico de que represente as diferentes culturas que integram a escola.
2.ª - Haver um caixote onde se possa depositar roupa que já não é utilizada para quem necessita.
3.ª - Celebrar uma data importante ou significativa do país de origem.

(ENTRE)VISTAS DO CONDE: PODCAST À CONVERSA COM O PROF. JORGE PAIVA

 07/12/23 Publicado em NOTÍCIAS

ESTRELINHAS DA CIÊNCIA NO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

 05/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
A 24 de novembro voltou-se a comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica na escola sede do nosso agrupamento na Biblioteca, através de iniciativas que visaram promover a motivação e curiosidade pela ciência e mostrar a sua importância na cultura geral para a tomada de decisões/escolhas mais acertadas no dia-a-dia. As atividades tiveram início com uma pequena homenagem a Rómulo de Carvalho (professor de Físico-Química e poeta sob o pseudónimo  de António Gedeão), que se destacou no ensino experimental e na divulgação da ciência de modo a torná-la acessível ao cidadão comum e a quem, por isso, foi dedicada esta efeméride, instituída em 1996 no dia do seu nascimento. Assim, um grupo de representantes de todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos assistiram à declamação de um poema de António Gedeão: o poema do coração e o poema para Galileu, respetivamente, este último na voz do próprio António Gedeão. (Em vídeo)
De seguida os alunos participaram com entusiasmo no concurso de literacia científica “Estrelinhas da Ciência”, desenvolvido pelo Projeto Ciência Viva na Escola, Robociência no AECO, com contributos de alunos e professores das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia, Matemática e História, que mostrou como a ciência é transversal a tantas áreas e nos permite compreender e conhecer melhor o mundo que nos rodeia.
Professoras Ana Margarida Rodrigues, Carla Bernardino, Elsa Alves e Filomena Nunes

TURMAS DO 7º ANO VISITAM O MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DOS DINOSSAUROS

 03/12/23 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 27 de novembro, as turmas A e D do 7.º ano, no âmbito da participação da escola no projeto "Floresta Parceira - Do Jurássico ao Antropoceno", participaram na visita de estudo ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossaurios na Serra de Aire - MNPD, tradicionalmente conhecida pela "Pedreira do Galinha". Este projeto tem o apoio das técnicas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo- CIMT, do Projeto Clube Ciência Viva na Escola, das disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos evidenciaram uma certa euforia, pois significava uma saída da escola, viagem de autocarro e a todos tinha sido solicitado que levassem uma garrafa de plástico, estando curiosos para saber o que iriam fazer com ela.
Na chegada ao MNPD fomos recebidos pelo Hildegardo Granjo que nos apresentou as técnicas, uma bióloga e outra geóloga do ICNF. E que reiterou aos alunos e professores que no âmbito desta visita nos comprometeríamos a sermos "Embaixadores Verdes", que iríamos não só semear, mas também cuidar das sementes, da sua germinação e posterior cultivo neste parque. Um projeto pioneiro com a duração de um ano, pelo menos.
De seguida, foi a vez da bióloga Sofia Quaresma alertar para a importância das plantas e animais autóctones, pois são as que existem desde sempre, estão habituadas ao nosso clima, e é nestas plantas que devemos investir. Mostrou exemplos, como Cycas, Auracardeas, Azinheira, Carvalho português, Roseira brava... Plantas autóctones e que precisam de pouca água.
Foi tempo de cortar a parte de cima da garrafa e transformá-la em vaso. Depois de enchida com terra, havia que escolher a semente. As bolotas de carvalho e azinheira foram as mais escolhidas, e com a certeza de serem boas sementes, pois antes houve o cuidado de as colocar em água, e as que ficavam a boiar, porque tinham muito ar, não eram boas para semear. Saliente-se que a bolota tem de ser colocada na horizontal e no topo da garrafa, para ter espaço suficiente para a raiz crescer à vontade. Como referiu a bióloga, estas "sementes não têm pernas nem cérebro, mas têm estratégia". Os "vasos" com as sementes depois foram levados para a escola, onde vão ter de ser regados todas as semanas e a sua germinação alvo de registo numa tabela. Em março de 2024, as técnicas do ICNF vão fazer uma visita à escola para tomarem conhecimento da taxa de germinação. Em novembro de 2024, as plantas germinadas vão ser plantadas no MNPD.
A sessão não terminou sem antes a bióloga Sofia Quaresma alertar não só para a importância, mas também para a necessidade de semear novas plantas. Acrescentando-se que somos o país da Europa com mais área ardidaUrge reflorestar a nossa floresta. A floresta não se compra. Tem de se semear, deixar crescer, crescer, até chegar a plantas adultas, e isto demora muito tempo.
Depois passamos para a área da geologia e fomos presenteados com a presença de um dinossáurio que nos acompanhou ao trilho das pegadas. Foi um momento de viagem ao Mesozóico e ao tempo dos grandes dinossáurios que por aqui passeavam, no lodo do oceano, pela geóloga Lia Mergulhão.
Daqui seguimos para o "Jardim do Jurássico", com vegetação do Mesozoicos e rochas do Jurássico, com uma vegetação alta e sem gramíneas. Aqui os alunos tiveram a oportunidade de plantar algumas Cycas.
Finalmente, seguimos para uma sala onde visionamos um filme sobre o parque natural da Serra de Aire e Candeeiros.
No final, foi tempo de regressar à escola, com muita certeza que foram aulas ao vivo onde se aprendeu muito sobre a nossa floresta e a necessidade de a proteger.
Até março de 2024.
As docentes: Ana Rodrigues, Carla Bernardino; Mª João e Telma

ENTRE(VISTAS) DO CONDE: INTEGRA-TE, JOVENS AUTARCAS

 30/11/23 Publicado em NOTÍCIAS

 

VOZ DOS ALUNOS JÁ TEM LOGÓTIPO

 28/11/23 Publicado em NOTÍCIAS
Na passada terça-feira, dia 14 de novembro, foram realizadas as eleições referentes à escolha do logótipo para o clube “Voz dos alunos”, criado no presente ano letivo, e que veio com toda a força para dar voz às opiniões e sugestões dos alunos do AECO.
A taxa de participação foi de  52%, tendo sido apurados os seguintes resultados: Logótipo A - 128 votos; Logótipo B -28 votos e Logótipo C - 77 votos.
A partir de agora o nosso clube será identificado com o logótipo vencedor.

HISTÓRIA DO HALLOWEEN

 08/11/23 Publicado em NOTÍCIAS
No âmbito da disciplina de História, alunos do 9.º A fizeram uma viagem no tempo: criaram um vídeo com fotos antigas para mostrarem como surgiu o Halloween e como é recriado em vários países, ao longo dos tempos.
Alunos do 9.ºC criaram, também, um vídeo muito animado sobre a história do aparecimento do Halloween.
HALLOWEEN Entre(Vistas) do Conde

CIÊNCIA DO OUTRO MUNDO

 07/11/23 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 31 de outubro, os alunos do Clube de Ciência e do Clube de Robótica (do nosso projeto CCVnE, RoboCiência no AECO), juntaram-se às comemorações do Halloween. Antes do início do desfile de máscaras, dinamizado pelos professores de Inglês, os alunos do Clube de Ciência realizaram 4 experiências diferentes: a bruxa voadora deu início às nossas brincadeiras ao som de grandes gargalhadas; o nosso Harry Potter acendeu a fogueira com a sua varinha mágica para o ritual das nossas bruxinhas e bruxinhos, que logo fizeram poções com espumas mágicas coloridas e ainda apareceram fantasmas de hélio a tentar roubar uma das vassouras de um Mago distraído, que as deixa por todo o lado e que os alunos do Clube de Robótica fizeram "voar" nos seus robots durante todo o desfile😂.
Muito obrigada a todos! A Ciência está Viva na Escola!
                                

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO BULLYING

 04/11/23 Publicado em NOTÍCIAS
No passado dia 20 de outubro comemorou-se o "Dia Mundial do Combate ao Bullying", um tema ao qual não poderíamos ficar indiferentes, pela forma como ultimamente se tem alastrado e agravada junto da população mais jovem.
Assim, o Projeto de Educação Social, através da educadora Licínia Major, procedeu à realização e afixação  de um cartaz alusivo ao tema, no espaço escolar.
 Esta atividade teve como finalidade alertar os jovens para esta problemática, cada vez mais enraizada e muitas vezes banalizada.
A Educadora Social 
Licinia Major

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - ENTRE(VISTAS) DO CONDE

 02/11/23 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 16 de outubro, recebemos a visita de alunos da Escola de Hotelaria de Fátima para uma demonstração de alimentação saudável na dieta mediterrânica.
Apresentamos um Podcast com entrevistas ao professor da Escola de Hotelaria de Fátima e a alguns alunos da nossa escola.

 

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - O QUE PENSAM OS NOSSOS ALUNOS DAS SUAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

 23/10/23 Publicado em NOTÍCIAS
Às 11h e às 18h, na ABC Portugal, em 92.3 FM, ouviremos os testemunhos de alunos do concelho de Ourém sobre as bibliotecas escolares. Vai valer a pena ouvir!

A CAMINHADA - ENTREVISTAS

 16/10/23 Publicado em NOTÍCIAS
Apresentamos um vídeo dividido em duas partes I e II, sobre o dia da Caminhada, realizada a 29 de setembro. Foram entrevistadas várias pessoas: o Sr. Diretor, professores, alunos e uma assistente operacional.
As entrevistas e a criação do vídeo foram realizadas pelos alunos do Clube de Comunicação e Rádio.
Agradecemos a todos a pronta colaboração!
Parte I Parte II

AECO RECEBE DISTINÇÃO DE NÍVEL AVANÇADO DO SELO ESCOLA SAUDÁVEL

 14/10/23 Publicado em NOTÍCIAS
Decorreu no passado dia 4 de outubro, na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, a cerimónia de entrega do Selo Escola Saudável, 6.ª Edição.
Para a cerimónia, foram convidadas as Unidades Orgânicas que, tendo concorrido a esta Edição, viram o seu trabalho ser reconhecido com esta distinção.
O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, integra e assume, nas suas práticas quotidianas, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, o que lhe permite ter alcançado o Nível Avançado do Selo Escola Saudável.
 
Em representação do Agrupamento, estiveram presentes a professora Alda Pinto e a Educadora Social Licínia Major.

DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA

 10/10/23 Publicado em NOTÍCIAS
O Dia Europeu do Desporto na Escola, a 29 de setembro, foi assinalado no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém com uma caminhada até ao Pinhal do Rei. A atividade envolveu os alunos do 5.º ao 9.º ano e os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Santa Teresa, acompanhados por professores e assistentes operacionais.
Foi uma manhã cansativa, percorreram-se 5 km em 3 horas, mas muito divertida e saudável que se prevê repetir no futuro.

ASSINATURA DO PROTOCOLO DO PLANO DE AÇÃO PARA A LEITURA

 25/09/23 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 22 de setembro, o senhor Diretor do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, Diogo Alves, e a professora bibliotecária, Alexandra Santos, estiveram presentes, em Lisboa, na primeira reunião do Plano de Ação para a Leitura, do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Os trabalhos foram conduzidos pela Comissária do PNL, Dra. Regina Duarte, e estiveram presentes os 15 agrupamentos de escolas piloto que vão desenvolver o projeto. Foram explicados os objetivos do plano e a metodologia que será utilizada ao longo dos próximos 3 anos letivos, no sentido de combater as dificuldades de leitura identificadas e tipificadas em cada contexto educativo, no âmbito das literacias e dos hábitos de leitura.
O Plano de Ação para a Leitura terá um financiamento de 10 000€, a ser distribuído em três fases.
Foi um dia intenso e profícuo de trabalho e o entusiasmo é grande no momento de abraçar mais este desafio onde as bibliotecas escolares terão em papel preponderante!

RECEÇÃO AOS ALUNOS DO 5º ANO

 15/09/23 Publicado em NOTÍCIAS
No dia 15 de setembro, o Agrupamento de escolas Conde de Ourém deu as boas vindas aos alunos de 5º ano, que ingressam num novo ciclo de estudos.
Depois de terem sido recebidos pelo senhor Diretor e pelo Diretor de Turma, os alunos foram acompanhados por mentores (alunos mais velhos) e saíram à descoberta da escola. Visitaram vários espaços e tiveram acesso a atividades diversificadas.
O Projeto AGIR liderou uma atividade, em articulação com o Plano Nacional das Artes, com o objetivo de fomentar o sentimento de pertença de cada aluno ao AECO, destacando a importância de combater o bullying entre pares.
Na biblioteca escolar, a professora bibliotecária apresentou as várias zonas funcionais e as regras gerais de funcionamento. Depois, os recém chegados foram desafiados a resolver um quizz a partir de um QRcode, com questões sobre a escola e os espaços que tinham acabado de conhecer. 
Parabéns aos Mentores, que fizeram um excelente trabalho e votos de um excelente ano letivo para todos!
 

AS BIBLIOTECAS DO AECO EM NÚMEROS - BALANÇO 2022/2023

 25/07/23 Publicado em NOTÍCIAS

FINALISTAS AECO 22-23

 10/07/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Com uma ou outra lágrima fugaz, que o coração não contém, mas o sorriso não deixa perder, homenageamos os nossos finalistas, bonitos por fora e por dentro! Que recebemos pequeninos e se fizeram grandes, sempre a caminho do grandioso, do que é Ser.
A todos muitos parabéns! Que sejam felizes nas vossas próximas descobertas, de tudo tirando experiência, sem medo de arriscar e de serem vocês próprios.
Num trabalho realizado no âmbito do clube de Comunicação e Rádio, ouçamos com atenção a partilha dos nossos finalistas às questões feitas no dia do baile de finalistas (2 de junho), pela mão da aluna Érica Rodrigues.
- O que é que gostaste mais na escola? Do que vais ter mais saudade?
- Achas que mudou alguma coisa em ti?
- O que podia melhorar na escola?
- Que conselho darias a um aluno novo na escola?
- Qual a melhor lição desta escola que levas para a vida?
- Planos para o futuro?    

UM DIA NO CICLO MUITO ESPECIAL PARA OS ALUNOS DO 4º ANO

 03/07/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Como é habitual, o ano letivo não poderia acabar sem que os alunos do 4º ano fossem recebidos na escola sede para passar "Um dia no ciclo".
Este ano, as atividades disponibilizadas resultaram do trabalho colaborativo de vários docentes e projetos.
O alunos do 9ºB foram fantásticos e dedicaram o seu projeto da disciplina de Projeto de Ambiente e Sustentabilidade a este dia. Organizaram um teatro de fantoches sobre poluição dos mares, prepararam questões sobre sustentabilidade num formato super divertido, recorrendo ao Plickers, e levaram as crianças a divertirem-se numa gincana com desafios que superaram com distinção.
O professor João Vítor organizou um percurso no qual os alunos aprenderam e praticaram Orientação. E nem o mau tempo do primeiro dia impediu que toso se divertissem nesta atividade física.
 
Na biblioteca escolar, a professora Alexandra Santos contou a história "A grande fábrica de palavras", de Agnès de Lestrade, e seguiu-se uma atividade digital, com a resolução de um Quizizz. Paralelamente, o professor Gabriel Lagarto foi ilustrando passagens da história de maneira a que, no final, cada aluno pode escrever uma palavra que quis deitar no "caixote do lixo" ou uma que quis preservar, para usar muitas vezes.
Houve ainda um dos dias em que o Clube de Ciência Viva na Escola trouxe o Centro de Ciência Viva de Constância à biblioteca para desenvolver atividades espetaculares sobre energias renováveis e a construção de circuitos elétricos simples.
Para terminar o dia, houve ainda tempo para almoçar no refeitório da escola, onde os alunos saborearam uma bela refeição preparada com todo o carinho.
Certamente que este foi um dia inesquecível!

DESPORTO ESCOLAR 22|23

 01/07/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Recordamos as principais conquistas dos nossos alunos nas diversas modalidades do Desporto Escolar no AECO, em momentos de lazer e convívio: 
- Saúde (bem-estar físico, mental e social); desenvolvimento motor e do raciocínio; disciplina, empenho, superação e resiliência na busca de objetivos; melhoria do relacionamento interpessoal (comunicação, respeito, fair play, tolerância, empatia), do trabalho em equipa, da integração, da autoestima e do autoconhecimento.
Apresentação da autoria do coordenador do Desporto Escolar, João Alves

O DESENVOVLIMENTO DIGITAL NO AECO - EXEMPLO DE PRÁTICA

 29/06/23 Publicado em NOTÍCIAS 
PADDE 23 junho 2023 de Biblioteca Escolar

DIA DA ESCOLA

 24/06/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No passado dia 14 de junho, celebrou-se o Dia da Escola na sede do Agrupamento, com várias exposições de trabalhos e atividades lúdico-pedagógicas, desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito das disciplinas curriculares, da Biblioteca Escolar e de vários projetos e clubes, que foram partilhados num ambiente animado e de convívio com toda a Comunidade Educativa. De realçar o empenho, entusiamo e espírito de entreajuda manifestado pelos alunos envolvidos, na organização, na montagem, na dinamização e nas visitas guiadas aos seus Encarregados de Educação, cuja presença muito nos honrou.

PAPES LEVA YOGA À BIBLIOTECA ESCOLAR

 21/06/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Este final de ano letivo teve um desfecho inovador e espetacular na biblioteca escolar. O PAPES (Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde) e a sua equipa constituída pela Educadora Social, Licínia Major, e pelas professoras Alda Pinto, Clara Miguéis e Maria João Costa, proporcionaram uma aula de yoga a todas as turmas do 6º e 7º anos.
A instrutora do espaço OM SHANTI foi fantástica e conquistou até os mais céticos!
Esta atividade foi realizada no âmbito da Saúde Mental e foi um verdadeiro sucesso. 
Muito obrigada ao PAPES e ao OM SHANTI. Vamos certamente repetir a experiência.

BIBLIOTECAS DO AECO - UM ANO EM REVISTA

 19/06/23 Publicado em NOTÍCIAS 

RESULTADOS DOS ALUNOS DO AECO NO CONCURSO CANGURU MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS 2023

 12/06/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 16 de março 342 alunos do nosso agrupamento participaram no Concurso Canguru Matemática sem Fronteiras 2023.
Este Concurso tem como objetivo estimular o gosto e o estudo pela Matemática, de forma lúdica, tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
As classificações já chegaram e destacamos os vencedores das 6 categorias, a posição a nível escola e a posição a nível nacional:
MINI-ESCOLAR I (2.º ano) 1.º lugar: Alexandra Ribeiro e Duarte Costa (CCA2B), 4.ª posição nacional; 2.º lugar, Mara Dias (CCA2A), 10.ª posição nacional; 3.º lugar (5 empates) – Bianca Ryezanova (CCA2B), Joana Lains, João de Oliveira, Lara Lains e Mara Santos (CCA2A),12.ª posição nacional.
MINI-ESCOLAR II (3.º ano): 1.º lugar, Miguel Alves e Simão Martins (CCA3B), 18.ª posição nacional; 2.º lugar Rodrigo Vieira (CCA3B), 22.ª posição nacional; 3.º lugar, Soraia Santos (CCA3B), 26.ª posição nacional.
MINI-ESCOLAR III (4.º ano): 1.º lugar, Rafael Costa (CCA4B), a nível escola e 1.ª posição nacional; 2.º lugar, André da Riba (CST4A), 13.ª posição nacional; 3.º lugar, Rafaela Vicente (CST4B), 46.ª posição nacional.
ESCOLAR (5.º e 6.º anos): 1.º lugar, Vasco Ferraz (6.ºB), 11.ª posição nacional; 2.º lugar, Martim Custódio (6.ºB), 41.ª posição nacional; 3.º lugar, Íris Mendes (6.ºC) e Maria Gomes (5.ºB), 157.ª posição nacional.
BENJAMIM (7.º e 8.º anos): 1.º lugar, Pedro Aquino (8.ºA), 3.ª posição nacional; 2.º lugar, Samuel Gonçalves (7.ºA), 74.ª posição nacional; 3.º lugar, Bernardo Gomes (8.ºA), 104.ª posição nacional.
CADETE (9.º ano): 1.º lugar, Miguel Manso (9.ºD), 72.ª posição nacional; 2.º lugar, Miguel Marques (9.ºD), 123.ª posição nacional; 3.º lugar, Pedro Marques (9.ºD), 124.ª posição nacional.
Parabenizamos todos os participantes pelo seu empenho e coragem.
Para mais informações podem aceder aqui: Canguru Matemático 2023 por Escola (uc.pt)

9ºE SOLIDÁRIO COM A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA RAOUL FOLLEREAU

 11/06/23 Publicado em NOTÍCIAS 
A solidariedade na escola deve ser promovida, é essencial para o desenvolvimento pessoal dos alunos, para a consciencialização que a sociedade não é igual para todos e que em conjunto podemos colaborar para a tornar melhor, alargar horizontes e ajudar a nível não só local, mas também mundial.
Foi com este intuito que as alunas do 9.ºE: Henya Oliveira, Inês Santos, Jinecilésia Fonseca, Juliane Caetano, Lívia Carvalho, Maria Souza e Sílvia José, no âmbito da disciplina de PAS, abraçaram a causa da Associação Portuguesa Amigos Raoul Follereau, colaborando na campanha “Dar água a quem tem sede”.
Com a realização dos seus trabalhos, angariaram o valor de 85€ que foi revertido na sua totalidade para a referida associação. A quem agradecemos a mensagem enviada, acusando a sua receção.
Relembrando Raoul Follereau: “Ser feliz é fazer os outros felizes”.

 

MARCHA NA CIDADE DE OURÉM - MOVA-SE DE FORMA SUSTENTÁVEL. SEJA SAUDÁVEL!

 07/06/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No âmbito da disciplina de Projeto Ambiente e Sustentabilidade, a turma do 7ºB do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, orientada pelos professores Ana Paula Rodrigues e Telmo Mendes, realizaram no dia 7 de junho a marcha :    poluição + saúde – stress. 
O objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância de alternativas de mobilidade mais sustentáveis, que são as que asseguram uma mobilidade suave, tais como andar a pé, de bicicleta, de trotinete ou patins, e a mobilidade multimodal.
A marcha iniciou-se na escola sede do Agrupamento e terminou junto ao Município, não passando indiferente a quem passava pela rua. Os alunos empenharam-se nesta missão a favor de um ambiente mais sustentável!
Os professores de PAS 7.ºB

AVALIAÇÃO NO DIGITAL NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

 31/05/23 Publicado em NOTÍCIAS 
São cada vez mais os docentes que recorrem a ferramentas digitais para avaliação das aprendizagens dos alunos. 
Desta vez, no âmbito da disciplina de Matemática, nas turmas de 5º ano, a professora Ana Cordeiro recorreu à biblioteca escolar para aplicar a última ficha de avaliação sobre figuras planas e poliedros.
Apesar de terem sido registadas pequenas falhas técnicas com os equipamentos informáticos dos alunos, este modelo de avaliação apresenta várias vantagens: dar um feed-back imediato aos alunos, poupar o ambiente com a não impressão de fichas em papel e menos volume de trabalho para fazer em casa por parte da professora. Claro que foi necessário trabalho prévio, mas o balanço é positivo.

OS JI REALIZAM UM PICNIC PARA COMEMORAR O DIA DA FAMÍLIA

 31/05/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 15 de maio os grupos de Jardim-de-Infância viveram um dia MUITO, MUITO ESPECIAL!
Comemorámos o Dia da Família juntos, com convidados muito especiais: as respetivas famílias. Vivemos o dia, num cenário também ele muito especial: a Natureza.
O dia teve a forma de Picnic, em que a partilha, descontração, alegria e diversão foram uma constante, promovendo laços entre todos num ambiente muito salutar.
O evento realizou-se no Parque Linear, para além do Picnic – que era a atividade principal, cada grupo realizou atividades com as suas famílias: jogos tradicionais, caminhada, conto de Estórias para País e Filhos, Canções e outras, que complementaram a interação entre crianças e famílias, Escola e Famílias, cumprindo o objetivo primordial do evento.
De referir que o Picnic teve a colaboração preciosa dos representantes de cada grupo de Jardim-de-Infância, de TODAS as famílias, da APDAF - parceira sempre disponível para colaborar, assim como, das assistentes operacionais que disponibilizaram o seu tempo de descanso ao serviço da atividade.
Referir também, a presença do Sr. Diretor do Agrupamento: Diogo Alves e da Adjunta: Fátima Escudeiro que simpaticamente aceitaram o convite para integrar o Corpo Familiar: Escola/Família, celebrando em comunhão o espírito de ser e viver a FAMÍLIA que somos.
Deste modo, festejamos um dos dias mais significativos do calendário: o Dia da Família.

VISITA DE ESTUDO DOS ALUNOS DO JI À TAPADA NACIONAL DE MAFRA

 31/05/23 Publicado em NOTÍCIAS 
O mês de maio, não poderia ter melhor inicio - para os quatro grupos que integram o Jardim-de-Infância, brindámo-lo, com a Visita de Estudo, no dia 2 de maio, à Tapada Nacional de Mafra.
Foi um dia repleto de vivências e emoções, que devolveram aos grupos a consolidação, aquisição e estimulação de conhecimentos e aprendizagens que lhes permitem a vinculação e transferência nas diferentes dimensões do saber e, por seu turno, o favorecimento do desenvolvimento harmonioso.
A visita teve como principal atração a proposta pedagógica: Descobrir a Floresta, que contemplou a visita interpretativa da Tapada de Mafra em mobilidade elétrica, atelier de apicultura e voo de aves de rapina, com esta proposta tivemos como intenção pedagógica principal dar continuidade a conteúdos preconizados nos instrumentos de orientação pedagógica: Projeto Curricular de Grupo, Projeto Pedagógico e Educativo, tendo-se revelado uma mais-valia para as nossas intenções.
Ao longo da Visita os grupos revelaram, essencialmente: alegria, motivação, curiosidade, contemplação, espontaneidade nos diálogos entre pares e adultos, necessidade de experienciar eventos similares, solidariedade para com os pares e com a natureza e cooperação entre pares e adultos. Todas estas manifestações foram reveladas num ambiente de segurança e serenidade, conferindo bem-estar.

OS ALUNOS ASSISTEM À PEÇA DE TEATRO "25 DE ABRIL - HISTÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO" NO TMO

 29/05/23 Publicado em NOTÍCIAS 
 No dia 17 de maio, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e História, os alunos do 6.º ao 9.º anos, assistiram no TMO à representação da peça "25 de Abril – História de Uma Revolução", pela Companhia Profissional de Teatro Educa. Esta atividade, extremamente importante pela sua acutilância, teve toda a razão para se realizar, uma vez que estamos já em plena comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril.
Ao longo da peça houve tempo para passar uma mensagem da importância da escola, da valorização do estudo, da formação cívica e cultural e do viver em democracia.
O feedback dos alunos foi muito positivo, pois gostaram do que viram e ouviram e, ao mesmo tempo, divertiram-se. Assim, acredita-se que estes alunos tenham apreendido um pouco mais da nossa história, da nossa memória que temos sempre de ensinar para não esquecer e para formar bons cidadãos, com valores.
Finalmente, deve agradecer-se ao Município a faculdade da utilização da magnífica sala do TMO, que quase se encheu de alunos, que frequentam a Escola Conde Ourém, para assistir a tão importante espetáculo. Um bem haja!                                           Telma Gonçalves, AECO

TRABALHO COLABORATIVO DE CIDADANIA E MATEMÁTICA NO 5ºA, SOBRE SEGURANÇA DE PEÕES

 16/05/23 Publicado em NOTÍCIAS 
O tema da Segurança Rodoviária e, nomeadamente, da Segurança dos Peões proporcionou aos alunos do 5ºA a possibilidade de efetuarem um trabalho de campo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos foram para a rua observar o comportamento dos peões, junto de um semáforo, num local escolhido por cada um deles. Tiveram, assim, a oportunidade de verificar que nem todos os peões respeitam as regras de segurança de que tinham falado na aula de Cidadania e que muitos adotam comportamentos perigosos, pondo em causa a sua segurança e a dos outros.
Este trabalho de observação foi, de seguida, alargado à disciplina de Matemática que explorou os conteúdos de "frequência absoluta" e "frequência relativa", usando para o efeito o programa Excel que lhes vai permitir construir tabelas de frequência absoluta e relativa, assim como gráficos de barras e circulares. Este tratamento estatístico aconteceu na biblioteca escolar, com utilização dos tablets e computadores da mesma.

AECO NA II SEMANA DA EDUCAÇÃO

 05/05/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Alunos e professores do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, participaram ativamente na II Semana da Educação, promovida pelo pelouro da Educação do Município de Ourém na pessoa da Vereadora Micaela Durão.
Da parte da manhã do primeiro dia (26 de abril), na sessão Ourém um Território de Redes, Parcerias e Projetos, os alunos David Lopes, Eduardo Lopes, Érica Rodrigues, Inês Lopes, Luana Sousa e Maria Sales, apresentaram os dez clubes em funcionamento no nosso agrupamento aos participantes dos restantes estabelecimentos escolares do concelho presentes no Teatro Municipal de Ourém.
Na parte da tarde, subordinada ao tema Redes e Parcerias na Construção do Futuro da Educação, os professores beneficiaram de partilhas muito enriquecedoras nos painéis Educar para a Interculturalidade e Cultura para a Segurança, a Defesa e a Paz - por Francisco Neves, Um Projeto para a Cidadania - por João Couvaneiro e STEAM Education Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro -por Pedro Pombo; este último painel, moderado pela professora Otília Jorge.
Ambiente e Sustentabilidade foi o mote no dia seguinte, em que os alunos Liz Miranda, Beatriz Nunes, Liliana Oliveira, Duarte Oliveira, Matilde Oliveira e a Andreia Silva partilharam as atividades realizadas no Clube de Ciência do Projeto Ciência Viva na Escola, RoboCiência, durante a sessão A Voz dos Jovens realizada no Centro Escolar da Caridade.
Professoras Ana Margarida Rodrigues e Carla Bernardino
Fotos e vídeos adaptados de: 
https://www.facebook.com/municipiodeourem/
https://www.youtube.com/@municipiodeourem-portugal4536
 

4º SARAU DE POESIA DE OURÉM

 29/04/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 21 de abril, teve lugar no Teatro Municipal de Ourém o 4.º Sarau de Poesia, subordinado ao tema “Poesia para a Paz e a Harmonia”.
Integrado na Festa do Livro de Ourém, o momento trouxe à sala principal do TMO, poesia e música, pela voz dos alunos das Escolas e Colégios do Concelho, num projeto da Rede Concelhia de Bibliotecas de Ourém.
O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém esteve representado por 21 alunos do 2.º e 3.º ciclos, que encantaram a plateia com poemas de Eugénio de Andrade, José Saramago, Luísa Paisana, António Gedeão e Manuel António Pina. Esta participação resultou do trabalho conjunto da biblioteca escolar e dos docentes de Português.
Os alunos foram maravilhosos e a poesia foi declamada com alma e coração. Parabéns a todos pela disponibilidade e pela entrega! O AECO encheu-se de orgulho!

VISITA VIRTUAL À EXPOSIÇÃO "GUERRA COLONIAL"

 24/04/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Visita esta exposição virtual sobre a guerra colonial. Não é necessária autenticação.

REUNIÃO DE LVT PARA PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS

 21/04/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No âmbito das Reuniões de Rede de LVT 2022/2023, realizou-se online o 2.º momento de partilha de práticas, envolvendo todos os AE/ENA da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Para além de ser orientada para as aprendizagens (AE, PASEO, ENEC), a seleção da prática significativa no agrupamento/ escola incidiu sobre o Tema “Articulação”.
O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém apresentou a atividade que comemorou o "Dia Internacional dos Direitos Humanos", que incluiu a articulação das disciplinas de História, Geografia, Educação Física, Cidadania e Desenvolvimento e o Plano Nacional das Artes. Todos os alunos da escola sede estiveram envolvidos e a atividade teve o seu ponto alto no campo de jogos, no momento em que todos os alunos participaram na formação da palavra PAZ.
Deste segundo momento das reuniões de rede, perspetiva-se uma publicação digital que reunirá todas as partilhas de LVT a ser, posteriormente, divulgada no site AFC. 

VISITA DE ESTUDO DOS ALUNOS DO 9º ANO AO PALÁCIO DE SÃO BENTO E À CENTRAL TEJO

 18/04/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 27 de março, os alunos do 9.º ano rumaram a Lisboa para, visitar o Palácio de São Bento sede da Assembleia da República (onde está instalado o Parlamento português) e a Central Tejo, anteriormente denominada Museu da Eletricidade, agora polo museológico do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. 
No palácio de São Bento fomos recebidos na Sala das Cadeiras e daí passámos à antiga sala do Refeitório dos Monges de São Bento, um espaço revestido com um conjunto de painéis de azulejo lindíssimos onde a guia fez um breve périplo da história do palácio, originalmente um mosteiro – o Mosteiro de São Bento da Saúde,  cuja construção se terá iniciado em 1598. Posteriormente, veio a servir como refúgio para os condenados do Santo Ofício, alojou regimentos militares aquando da invasão das tropas francesas, na primeira década do século XIX, foi Sede Patriarcal e Sede do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, até que em 1833, D. Pedro instala aqui o Palácio das Cortes; isto é, a maioridade deste espaço arquitetónico é atingida quando assume a função de Parlamento, local onde se apresentam, se discutem e se definem os destinos da nação. 
A visita prosseguiu com a passagem pelos longos corredores e espaços decorados com inúmeros painéis históricos que todos conhecemos um pouco, dos nossos manuais de História e pela televisão, como a Escadaria Nobre com o seu lustre gigantesco, a Sala do Senado, o Salão Nobre, a Sala dos Passos Perdidos e, finalmente o momento alto, a Sala das Sessões.
O almoço decorreu em Belém, junto ao rio Tejo, onde os alunos se divertiram com as vistas duma paisagem deveras entusiasmante e diversificada e à tarde seguimos para a Central Tejo, a antiga Central Termoelétrica que iluminou a região de Lisboa durante quarenta anos e que se mantém com um edifício lindíssimo, construído em ferro e tijolo, símbolos do material da industrialização. No seu interior fizemos apenas o Circuito Central Elétrica, onde o passado está muito bem representado, apesar do espaço também fazer alusão ao presente e futuro da produção de energia. Tivemos ainda oportunidade de compreender melhor alguns princípios de eletricidade e eletromagnetismo, subjacentes à produção de energia, através da demonstração de experiências realizadas pelo guia
Regressámos a casa com a sensação de objetivos cumpridos por aprendermos mais um pouco da nossa história e cultura e compreendermos melhor diferentes formas de produção de energia elétrica. 
Professoras Telma Gonçalves, Carla Bernardino e Ana Margarida Rodrigues

VISITA DE ESTUDO DO 8º ANO AO PORTO

 15/04/23 Publicado em NOTÍCIAS 
 No dia 30 de março foi a vez dos alunos do 8.º ano rumarem ao Porto. Cidade do rio Douro, das pontes, do vinho do Porto, e da magnífica vista de Vila Nova de Gaia para a zona ribeirinha do Porto, que é de uma beleza única e um ex-libris extraordinário que cativa o olhar.  A saída foi bem cedo. Tínhamos de estar antes das 10h00 no World Discovery, um museu interativo/parque temático dedicado aos "Descobrimentos Portugueses”. Felizmente não houve atrasos e à hora marcada dissemos “presente”.
Durante cerca de 1h30 os alunos tiveram a oportunidade de revisitar toda a história da Expansão Portuguesa, desde a conquista de Ceuta à chegada ao Oriente. Não só os antecedentes, as condições, conhecimentos geográficos e astronómicos, as técnicas que permitiram tão ousada odisseia, mas também vivenciar o quotidiano das viagens, as roupas, alimentos, distrações, produtos trocados... e, no final, o momento alto: de barco percorrem-se os diferentes continentes com os elementos que os definem e distinguem – a fauna, a flora, as gentes e a cultura.
Foi delicioso verificar que a vinda de tão longe para visitar este museu valeu a pena, pois todos os alunos gostaram do que viram e vivenciaram.
Seguiu-se o almoço, não no jardim, mas no espaço em frente ao Museu do Carro Eléctrico. Foi um museu que surpreendeu pela qualidade, não só pela sua história, mas também pelo seu acervo. O guia contou a história dos transportes coletivos da cidade desde o "carroção", passando pelo carro americano, que se deslocava por carris, mas puxado a tração animal. A tração elétrica surgiu em 1895 porém, com a evolução dos meios de transporte, acaba por ser ultrapassada, em 1967, pelos autocarros. Curiosidade: este meio de transporte sempre teve em conta o grupo social para o qual servia, nobreza ou povo e, dentro deste, a burguesia.
Só foi pena a não realização do passeio pela cidade em carro elétrico, mas o seu custo, encarecia um pouco mais a visita. Fica para uma nova oportunidade e constitui um verdadeiro desafio que o tempo permitirá vencer.
O final da tarde foi o regresso à escola, com a felicidade de objetivos cumpridos.
Telma Gonçalves

"HAPPY HOUR SDO CONDE" - HORA FELIZ

 05/04/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 31 de março, último dia do 2.º período letivo, o Clube de Comunicação e Radio organizou e dinamizou uma Hora Feliz de descontração, convívio e animação para toda a comunidade escolar, através de uma sessão experimental de rádio ao vivo, com a colaboração do professor Rui Oliveira do Clube de Música (no apoio técnico e também na dinamização), a atuação da AECO Band do clube dos "Amigos da Biblioteca/ Rádio com..." e o apoio do professor responsável do plano Plano Nacional das Artes, Gabriel Lagarto, na elaboração do cartaz ao qual os alunos, professores e funcionários souberam dar cor e quatro dimensões, no ouvir, cantar, dançar e sentir a música! Desta feita, a mensagem fundamental a passar na escola foi simples: Sejam Felizes😊!   
Professoras Sílvia Fernandes e Ana Margarida Rodrigues

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS COM RECURSO DIGITAL

 24/03/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Indo ao encontro das ações do PADDE do Agrupamento, muitos são os docentes que procedem à avaliação de conhecimentos com recurso a ferramentas digitais, quer na modalidade de avaliação formativa, quer na avaliação sumativa das aprendizagens.
Desta vez, tratou-se de uma avaliação sumativa na disciplina de Português, durante a qual os alunos de 9º ano aferiram os seus conhecimentos relativamente à estrutura interna e externa d'Os Lusíadas, de Luís de Camões. 
Cada aluno escolheu o suporte com o qual se sentia mais confortável, utilizando o computador de mesa ou o próprio telemóvel. 
As vantagens deste tipo de recurso são muitas: é respeitado o ritmo de trabalho de cada aluno; o professor não perde tempo a corrigir trabalhos; o resultado é conhecido no imediato; as respostas erradas são discutidas e esclarecidas na hora; e o ambiente agradece a poupança de papel.                                     Coordenadora PADDE                                                        Alexandra Santos 

CONCURSO LOGÓTIPO DO CCVnE

 19/03/23 Publicado em NOTÍCIAS 
O concurso para a criação do logótipo do Projeto Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) esteve aberto a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo da escola sede.
O logótipo vencedor foi escolhido por um júri, conforme consta do regulamento do concurso, e o prémio será atribuído à aluna Marcelle Assunção do 9.º E.
Na biblioteca escolar poderão visitar a exposição com todos as propostas a concurso.
Parabéns a todos os concorrentes.
Carla Bernardino
(Coordenadora do CCVnE)

5ª EDIÇÃO DA ASSEMBLEIA JOVEM DE OURÉM - AJO

 13/03/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Este ano o desafio lançado às escolas do concelho para a participação na AJO foi a "Jornada Mundial da Juventude". Nas palavras do seu Presidente, é uma oportunidade de "...divulgar a riqueza do nosso concelho e colocar os nossos jovens a pensar em formas de divulgar este património, assim como criar pacotes de atividades e de animação que complementem a sua estadia. Queremos proporcionar aos jovens que nos visitam a melhor experiência possível. Queremos que se sintam bem na nossa terra e que tenham vontade de voltar.”
Os alunos da turma D do 8.º ano, Ana Rodrigues, David Lopes, Eduardo Lopes, Matilde Silva e Rodrigo Batista apresentaram uma lista/projeto que foi o mais votado pelos alunos do 2.º e 3.º Ciclos – “CONHECER PARA VALORIZAR OURÉM EM AUTOCARRO PANORÂMICO”. O seu projeto consiste na dinamização de circuitos turísticos num autocarro panorâmico para permitir aos jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude conhecerem o concelho. 
De forma prática e confortável, poderiam assim descobrir não só os monumentos e os sítios mais importantes, mas também as gentes e tradições de algumas freguesias do concelho, destacando sempre os lugares de referência: a Vila Medieval e o Castelo, o Agroal, as Pegadas dos Dinossáurios…
Desta forma davam a conhecer a diversidade das riquezas do concelho, nomeadamente, paisagísticas, históricas, gastronómicas, culturais. Para concretizar esta ideia, conceberam um autocarro panorâmico, devidamente decorado, e um vídeo com várias propostas de roteiros turísticos.
No dia 7 de março, os alunos tiveram o prazer de participar na sessão da AJO que se realizou no Antigo Edifício dos Paços do Concelho, na sala da Assembleia Municipal, para defenderem o seu projeto, junto das outras 6 escolas participantes. O Presidente da AJO presidiu à mesa, dirigiu os trabalhos e assegurou o debate das diferentes propostas. Chegado o momento, Ana Rodrigues, aluna da nossa escola e presidente do grupo que elaborou este projeto, acedeu à tribuna para o apresentar destacando a essência da vastidão patrimonial. Os projetos apresentados eram sobretudo no âmbito das aplicações digitais, e o vencedor foi "Ourém FunRun JMJ2023", que consistia numa caminhada...Sublinho que os alunos participantes nesta iniciativa ficaram muito mais ricos de cultura democrática. Durante duas horas, tiveram a oportunidade de desenvolver valores de cidadania, de discussão democrática, de debate de ideias e de discussão entre pares, fortalecendo as capacidades de argumentação e de votação, integrados num órgão municipal. No final, os alunos estavam felizes pela experiência e ainda com a ideia de que o Município possa dinamizar a ideia do autocarro panorâmico. Assim, sonham que "no verão ainda vamos ver circular no concelho "a nossa ideia"”.                                                                                                                                                                                                                                                                                  Telma Gonçalves

INAUGURAÇÃO DO LAGO

 13/03/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Na quinta-feira, dia 9 de março de 2023, o Agrupamento de Escolas IV Conde de Ourém teve o prazer de receber o senhor presidente Luís Albuquerque, juntamente com o senhor vereador Rui Vital e outros elementos da câmara municipal do nosso concelho, para a inauguração oficial do lago da nossa escola no âmbito do projeto “Orçamento participativo 2021-22”.
O projeto tem por finalidade destacar a estética natural e atrativa do lago da nossa escola, causando um impacto bastante positivo na mesma, é importante referir que na execução do projeto demos prioridade à sustentabilidade e à baixa pegada ecológica. A ideia surgiu através da iniciativa da lista V “Vida no lago!” da turma 7.ºB que com o apoio do professor de cidadania Telmo Mendes, conseguiram apresentar a sua ideia e consequentemente ganhar as eleições. Queremos enaltecer a prestável ajuda da Câmara municipal de Ourém, que contribuíram para que este projeto se concretizasse.
Érica Guerra, 8.ºB

OPE 2022

 13/03/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 9 de março, quinta-feira, decorreu a inauguração simbólica da intervenção no lago da nossa escola no âmbito do OPE 2022. Esta intervenção consistiu na instalação de uma bomba solar e um jardim flutuante.

CONCURSO "CORDE À LINGE DE L'AMOUR"

 06/03/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 14 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Francês e do Plano Nacional das Artes e com a colaboração da Biblioteca, realizou-se o concurso “Corde à linge de l´Amour”. Os alunos elaboraram corações para “pôr a secar” no estendal de l´Amour. E como o Francês é a língua do Amor, os alunos deram voz aos escritores franceses e falaram do “sentimento mais sublime que a vida pode cultivar”.
Para o vencedor do concurso houve a entrega do prémio, um cartão da FNAC no valor de 15 euros, à aluna Matilde Lains do 8.º A que nos surpreendeu com a sua criatividade e com a mensagem do poeta Charles Baudelaire.
Matilde, bravo!
Um bem-haja a todos os alunos que participaram na atividade.

DIA MUNDIAL DA RÁDIO

 05/03/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 13 de fevereiro, Dia Mundial da Rádio, o Clube do Rádio Conde assinalou a efeméride com a apresentação da sua rúbrica Toca aí uma música. Foi possível, durante as manhãs e as tardes dos dias 13 e 14, tocar 22 músicas de 34 pedidos, com dedicatória para colegas, amigos e namorados(as). As restantes músicas serão transmitidas durante os dias indicados. Esta atividade contou com a colaboração dos alunos do Clube e do Prof. Rui Sérgio.Para além desta rúbrica, o Clube apresenta: as Notícias e as Curiosidades, transmitidas essencialmente à 3.ª e à 5.ª feira. Os pedidos das músicas são feitos através do preenchimento de um formulário, disponível ao acederem o código QR, visível nos blocos da escola sede.
Para divulgação de notícias podem entrar em contacto com a Profª. Sílvia Fernandes.
O logótipo da Rádio foi criado no Clube de Cultura Visual, sob a coordenação do Prof. Romano Saraiva.

9º E - APOIA A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA AMIGOS DE RAOUL FOLLEREAU

 24/02/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 13 e 14 de fevereiro, para assinalar o Dia dos namorados, um grupo de alunas do 9.º E, no âmbito da disciplina de PAS, decidiu criar “Cartões de amizade” com um bombom, para angariação de dinheiro e, deste modo, colaborar com a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau, em projetos de abastecimento de água potável às comunidades mais desfavorecidas e esquecidas.

VISITA DE ESTUDO A LEIRIA

 20/02/23 Publicado em NOTÍCIAS 
A preparação da visita de estudo a realizar com os alunos do 9.º ano, a Leiria, foi uma tarefa que nos absorveu a todos, não pelo seu gigantismo mas pelo que ela nos proporcionaria. E o dia agendadofinalmente chegou - 15 de fevereiro. Havia alguma ansiedade não só pela parte das professoras, pois tínhamos de articular a visita ao Escape Room, ao Castelo e ao MIMO - Museu da Imagem em Movimento, mas também dos alunos, pois era um dia em que iam sair da escola mas tendo sempre presente a sua função: aprender! O São Pedro presenteou-nos com um dia solarengo e sem frio, tornando a nossa visita muito mais agradável.
Chegados a Leiria, houve que separar os três grupospara, em simultâneo, estarem todos ocupados e integrados nos diferentes espaços. Assim, um primeiro grupo foi para o Escape Room explorar as três salas disponíveis, ligadas à cultura inglesa – Sherlock Holmes, Harry Potter e Cave. Durante 1 hora entretiveram-senum jogo interativo, atarefadosem encontrar objetos escondidos, descobrir pistas, resolver enigmas...
Um segundo grupo seguiu para o MIMO onde observaram objetos que contam a evolução do cinema e da fotografia, num cenário de luz, sombra, cor... mas também puderam usufruir da Sala "Fascínio do Olhar", um espaço interativo onde podem mexer nos objetos associados às primeiras imagens em movimento. Nesta sala os conhecimentos da Física e da Matemáticaajudam a perceber os "espelhos e respetivos reflexos” e sistemas das imagens em movimento.
Finalmente no Castelo, os alunos participaram na atividade "À Descoberta do Castelo". E aqui merece destaque uma quadra de há muitos anos que me ficou na memória:

Meu castelo de Leiria

Padrão de gesta imortal

Com que Afonso escrevia

A história de Portugal.

 

Depois de uma introdução sobre a história e importância do Castelo de Leiria, cada grupo recebeu um saco com um mapa, uma lupa, uma bússola e um guião com os números e a descrição dos lugares e desafios a cumprir. E partiram à descoberta do Castelo, dos vestígios arqueológicos...
No Castelo fomos recebidos pela Ana Santos, da Divisão de Museus e Património Cultural, que ficou encantada por nos receber, pois também, em tempos, fora aluna da nossa escola. Foi engraçado ela perguntar por professores, funcionários, espaços do tempo dela.
Os grupos foram-se revezando ao longo do dia.
Antes de finalizar, quero referir algo que gostamos imenso de ver, pelo tempo de  almoço, pois optamos por ficar na zona do Castelo e os alunos de várias turmas juntaram-se e jogaram ao "Jogo da Estátua". Foi um momento lúdico muito salutar, pois optaram por não estar com os olhos vidrados no telemóvel. Muito bom!
No regresso à escola, e apesar do cansaço e de alguns constrangimentos, estávamos felizes pois tinha sido uma visita de estudo com os objetivos plenamente cumpridos. Foi a descoberta e a aprendizagem de um património próximo de nós, que os alunos aproveitaram  para aprender com entusiasmo e sem sentirem a falta da "ida ao shopping".
Um obrigada à Célia Pereira que foi incansável a levar e a trazer os alunos dos diferentes espaços e, claro, também à Isabel Gomes, Sílvia Fernandes e ao João Sousa. 
Assim, uma outra quadra de tempos de antanho vêm-me à memória:

A cidade de Leiria

É tal o condão que tem

Que quem a vê por um dia

Fica preso mais de cem.

Telma Gonçalves

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS NAMORADOS

 20/02/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Os alunos do Clube de Ciência não quiseram deixar passar a comemoração dos "Dia dos Namorados" em branco.
Na manhã do dia reservado ao amor, os jovens cupidos distribuíram raspadinhas do AMOR, pelo pátio da escola, e ensinaram os colegas a escrever mensagens secretas de amor, carinho e amizade e também como as revelar.
 
Carla Bernardino
(Coordenadora CCVnE)
               

VENCEDORES DO "JEU D'ÉVASION SUR LA CHANDELEUR"

 13/02/23 Publicado em NOTÍCIAS 
Na passada quinta-feira, 2 de fevereiro, comemorou-se na nossa escola La Chandeleur. Tínhamos de cumprir a tradição e os crepes não podiam faltar. Eh bien, on a fait sauter les crêpes. Foi um corrupio e houve uma grande azáfama para que todos pudessem comer o doce típico francês. Todos ficaram rendidos, sem dúvida! O ambiente de camaradagem e de interajuda foi notório e as professoras de francês estão muito orgulhosas dos seus alunos.
Mas desengane-se quem acha que o dia de “La Chandeleur” se tenha resumido na degustação de crepes! Mais non, bien sûr! Para além de ter estado patente uma exposição com trabalhos realizados pelas turmas de 7.º e 8.ºanos, na Biblioteca realizou-se um “Jeu d'évasion sur la Chandeleur”. As 10 equipas participantes viram-se no meio de vários enigmas que tinham a todo o custo de resolver em 45 minutos. A resolução dos enigmas dava acesso à chave do cofre. Houve muita risada, muita emoção e frenesim, como dizia uma aluna “Adorei participar, diverti-me imenso e aprendi muito vocabulário novo!” Três equipas conseguiram resolver todos os enigmas, cometendo apenas um erro.
Parabéns ao 9.º C “Les filles de pouvoir”, ao 9.º D “crepes com açúcar” e ao 8.º A “Croissants”. No entanto, a equipa vencedora que conseguiu terminar o jogo em 30 minutos foi “Crepes com açúcar” do 9.º D.
Bravo Miguel Manso, Miguel e Pedro Marques, Tiago Marques e Filipe Reis, ficaram em primeiro lugar!
Que grande dia! Ouf! Merci à tous!
Um bem-haja a toda a comunidade escolar que, de alguma forma, contribuiu para que esse dia fosse memorável.

O PLANETÁRIO VEIO À ESCOLA

 03/02/23 Publicado em NOTÍCIAS 
 
No dia 27 de janeiro, o Clube Ciência Viva na Escola dinamizou a atividade “Planetário insuflável”, para os alunos do 7.º ano, com a colaboração do Centro de Ciência Viva de Constância.
No interior do planetário os alunos puderam viajar pelo céu noturno. Aprenderam a identificar as principais constelações, os planetas visíveis a olho nu e a estrela polar; observaram a rotação aparente da esfera celeste e compreenderam melhor a relação com a sucessão dos dias e das noites. A atividade revelou-se bastante enriquecedora, tendo como principal objetivo complementar/ consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Físico - Química.
Carla Bernardino
(Coordenadora CCVnE)

LA CHANDELEUR NO AECO

 01/02/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No âmbito da disciplina de Francês e do Plano Nacional das Artes, comemora-se amanhã na escola, dia 2 de fevereiro, “la Chandeleur” para assinalar uma tradição francesa. Procurou-se envolver toda a comunidade escolar.
Esta atividade de cariz cultural pretende dar a conhecer a França, as suas tradições, a cultura e a história.
Nas semanas que antecederam este dia, os alunos do 7.º ano e do 8.º ano, mostraram-se muito recetivos e interessados em conhecer esta tradição. Como tal, pesquisaram alguma informação na Internet (origem, tradição, simbologia, provérbios associados, receitas de crepes,...) e realizaram cartazes, que estão afixados junto ao bloco B, num cantinho reservado para o efeito.
Amanhã é dia de festa, todos poderão comer crepes. Há para todos os gostos, crepes com açúcar e canela, com chocolate, doce de morango ou ainda doce de frutos vermelhos.
Vai ser um regalo.
E há mais! Sim, na Biblioteca os alunos também vão poder divertir-se com a resolução de enigmas sobre a chandeleur. Inscreveram-se 10 equipas, com um total de 50 alunos.
Bem-haja para eles e que vença o melhor.
Só nos resta dizer Vive la Chandeleur!
 

AECO CELEBRA "DIA DA NÃO VIOLÊNCIA E PAZ NAS ESCOLAS"

 31/01/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No passado dia 30 de janeiro, o Projeto de Apoio e Educação para a Saúde (PAPES) dinamizou, uma atividade alusiva à Comemoração do Dia da Não Violência e Paz nas Escolas, tendo com finalidade:
- Alertar para a necessidade de uma educação permanente pela não-violência e pela paz;
- Sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos Direitos Humanos na escola;
- Melhoramento das relações interpessoais.
Esta atividade envolveu toda a comunidade escolar (alunos, Docentes e não Docentes) e teve como tarefa a colagem de post-its com frases alusivas ao tema.
A equipa do PAPES
Licínia Major
(Técnica Superior de Educação Social)

SEMANA UBUNTU TRANSFORMA!

 19/01/23 Publicado em NOTÍCIAS 
A Semana Ubuntu voltou ao Agrupamento de Escolas Conde de Ourém!
Iniciámos com o tema “ Liderar como Mandela “ e aprofundámos as características de uma liderança ao serviço do outro (Liderança Servidora).
No 2.º dia, aprendemos os princípios da “Construção de Pontes” ou seja, o conhecimento do outro lado, da outra margem para a construção de um bem comum. Recebemos o testemunho do Rui Marques, um ex- aluno envolvido em vários projetos de solidariedade.
O 3.º dia foi dedicado a “ Superar Obstáculos “… juntos!
É na adversidade que se encontram oportunidades de crescimento.
 
 
M. J. Micaelo
Coordenadora da Equipa UBUNTU

PARLAMENTO DOS JOVENS - PEDRO FILIPE SOARES, DEPUTADO PARLAMENTAR DO BLOCO DE ESQUERDA NO AECO

 19/01/23 Publicado em NOTÍCIAS 
No dia 16 de janeiro, alguns alunos do 9.º ano do AECO tiveram a possibilidade de vivenciar o papel dos deputados da Nação, num momento extraordinário. Na nossa escola reuniu uma assembleia, composta por alunos, que contou com a presença – e com a função de moderador – do deputado da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares. A sua participação nesta assembleia ocorreu no âmbito do Programa do Parlamento dos Jovens, este ano subordinado ao tema "A saúde mental nos jovens. Que desafios? Que Respostas?" 
Durante mais de duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de intervir, manifestando a sua posição crítica relativamente aos motivos que afetam a saúde mental dos alunos da nossa escola, e respetivas soluções para as muitas maleitas diagnosticadas. Mas, além de questionarem o moderador sobre hipotéticas soluções, também abordaram outros assuntos, como a sua formação, o início e vivência enquanto deputado, o funcionamento das escolas, a avaliação, os exames, … isto é, a escola no amanhã. No final, ficou a ideia de que o debate é fundamental para vivermos numa democracia saudável, que os alunos de hoje vão ser os políticos de amanhã, e têm a responsabilidade de combater o que se critica hoje, nomeadamente a abstenção, porém, nunca esquecendo mas privilegiando a resolução de tantos problemas. E de facto, estes problemas vão num crescendo em todos os sectores sociais, económicos, culturais e políticos, nunca esquecendo o lado humano.
É com momentos destes que a escola educa para uma cidadania responsável e se estimula o gosto para a participação cívica e política. Bons políticos precisam-se, cidadãos responsáveis e idóneos são fundamentais e, naturalmente, a sua formação começa na escola.
Telma Gonçalves

 

BOAS FESTAS

 20/12/22 Publicado em NOTÍCIAS  
Na última aula de Programação e Robótica 1º CEB, os alunos do 4º ano de escolaridade do Centros Escolares da Caridade, Atouguia, Misericórdias, Santa Teresa e Ourém Nascente, elaboraram Postais de Natal, para desejarem a toda a comunidade um Santo e Feliz Natal.
A TODOS, UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO 2023

WORKSHOP PRÉ-HISTÓRIA

 14/12/22 Publicado em NOTÍCIAS  
Os alunos do 5.º e 7.º anos tiveram a oportunidade de participar no workshop "Uma viagem à Pré-História", dinamizado pelo arqueólogo Pedro Cura no dia 13 de dezembro de 2022. Foi uma verdadeira viagem que realizaram ao quotidiano dos tempos do Paleolítico e do Neolítico. Além dos abrigos, habitações, vestuário, puderam também mexer e utilizar instrumentos das duas idades...
Telma Gonçalves