"JUNTOS CONSTRUÍMOS A ESCOLA!"
EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém
Centro Escolar da Caridade
Centro Escolar da Atouguia
Centro Escolar das Misericórdias
Centro Escolar de Sta. Teresa
Centro Escolar de Ourém Nascente
Projeto Parlamento Jovens / AJO
 
MERECÍAMOS, MERECÍAMOS, MERECÍAMOS
Concluiu-se mais um projeto do AJO 2024, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, como não podia deixar de ser este ano. A nossa prestação foi exemplar. A qualidade de trabalho apresentado, do que se denomina por arte urbana, foi uma escultura que representa uma prisão a ser quebrada por uma estátua de um soldado de Abril. Teve uma defesa brilhante, sólida e em particular nas características que envolviam o projecto e nas mais-valias materiais e de mensagem. O QR Code remetia-nos para um documentário notável dos principais momentos do 25 de Abril, desde as canções senha, até ao desenvolvimento da Revolução, sistematizada pelos 3D da Revolução: Democratizar, Desenvolver, Descolonizar; valorizadas por entrevistas de quem viveu a Revolução (antes, durante e depois). Com o seu testemunho, aspetos e vivências dos acontecimentos, proporcionou-se uma perspetiva da importância do 25 de Abril, como bem demonstra a entrevista ao Presidente da AJO, engenheiro João Moura. Ao longo da sessão, as alunas foram ao nível da análise e críticas insuperáveis. No trabalho de pesquisa apresentado no documentário, revelaram um rigor histórico e uma abrangência pelos aspetos focados que nenhum projeto alcançou ou sequer se aproximou. A envolvência de todas as alunas (5) de forma coordenada e rigorosa revelou ao nível da apresentação e capacidade de trabalho inigualável, pelo que não nos contentamos com o injusto 2.º lugar. Sabemos que é deixado ao critério dos alunos de outras escolas o direito de se manifestarem, de votarem, mas por tacitismo, ou por déficit de conhecimentos do que está em análise, não valorizam um projeto que claramente merecia ser vencedor: o nosso, 4.º Conde de Ourém. As nossas alunas (parabéns às meninas) foram inexcedíveis na disponibilidade, na capacidade de trabalho, preparação e apresentação do projeto. A avaliação dos projetos correspondia a 5 itens que ninguém nos superou, a sessão está gravada. As nossas alunas estiveram imaculadas no tratamento de todos os critérios. Na análise e espírito crítico (trabalho de casa), questionaram todos os projetos e fizeram comentários críticos em relação a três deles, o que levou o presidente da mesa a tecer elogios a terem feito o trabalho de casa, como o trabalho de pesquisa, outro critério, evidenciado no documentário. Foram originais, outro critério, levando todos os colegas a manifestarem-se pela apreciação de dois tipos de esculturas, que para elas faziam sentido. A exequibilidade do projeto foi a toda a prova, já que teve a retaguarda de um profissional do sector (escultor e professor de arte) que garantiu as mais-valias e os aspetos económicos salvaguardados. A apresentação foi segura, coordenada, recorrendo aos meios informáticos que valorizaram o trabalho. Perdemos por um voto, para uma estátua com uma rapariga de cabelos ao vento, com um livro nas mãos, a ler um poema. As outras escolas apresentaram: festival de talentos, festival de sopas, fogo-de-artifício, distribuição de cravos sintéticos por via aérea ou festivais de música com cantores locais. Não é mau perder, é o sentido de injustiça, o impacto da frustração junto dos alunos. O trabalho sério e árduo de muitas horas não compensa, foi relegado para outro lugar que não a vitória, bem visível, na fotografia subjetiva, porque emocional, no final da sua prestação, uma euforia, sorrisos de que já ganhamos, correu bem, estivemos bem, não houve falhas, o trabalho compensa. Os adversários uma ovação contida, desanimada de quem obviamente pensa "já perdemos", não temos hipótese contra uma apresentação e qualidade de um projeto desta natureza.

Dois últimos reparos: a necessidade de rever a avaliação, para evitar aquilo que tem sido no dizer da organização, o seu grande “calcanhar de Aquiles”; não deixar a avaliação sujeita a tacitismos, que levou a ganhar o projeto, no ano passado, no dizer de todos o mais frágil, ou ainda cumulativamente, déficit de maturidade e de conhecimentos para avaliar, como acontece com alunos do 7.º ano. Ou ainda deixarmos nas mãos de alunos que têm natural desejo de vencer, votar num projeto mais forte, mas que os impede de ganhar. Daí a necessidade de avançarmos para formas de avaliação mais justas e isentas, que podem partir dos 5 critérios já a funcionar, mas que sejam verificados por personalidades com capacidade e idoneidade reconhecidas.

Por último, um Bravo merecido às nossas participantes: Érica Rodrigues, Adriana Reis, Eva Assunção, Maria Manso, Maria Pereira e Mécia Pereira; porque foram brilhantes.

Telma Gonçalves e Telmo Mendes

 
"Visita do deputado da Assembleia da República, Pedro Frazão" em 8 de janeiro de 2024
No cumprimento das diferentes fases do Projeto, Parlamento dos Jovens, recebemos na nossa escola, o deputado da Assembleia da República, Pedro Frazão, do grupo parlamentar, Chega, com o objetivo de dinamizar uma sessão de esclarecimento, sobre a Assembleia da Repúbica: Origens, organização, funcionamento, o seu papel na atualidade como orgão de soberania  fundamental, que tem como funções primordiais, o processo legislativo e a  inquirição e fiscalização do governo . Na segunda parte da sessão a reflexão e debate sobre o tema proposto para este ano letivo " Os 50 anos do 25 de Abril, nas escolas, Participação e Inclusão". Nesta fase, houve oportunidade dos alunos que representavam as 3 listas concorrentes à eleição do Parlamento dos Jovens, apresentarem os seus projetos, debater,  fazer perguntas ao senhor deputado e perceberem o feedback das suas propostas. De referir que a comunicação do senhor deputado Pedro Frazão colheu muito interesse  por parte dos alunos e merece elogios pela qualidade da sua intervenção ao nível técnico, científico e pedagógico. Ao nível dos alunos participantes, cerca de 30, representando as 3 listas da escola à sessão regional, que se realizará em Santarém, mereceu elogios do nosso convidado, pela postura, comportamento e interesse, bem demonstrado pela qualidade das perguntas apresentadas, que tinham por base as suas propostas e que criaram interações mais alargadas, quando questionaram sobre as dificuldades da escola em relação à falta de professores ou como sensibilizar os jovens para abraçar a carreira docente como futura profissão. Todas as perguntas tiveram por parte do senhor deputado, acolhimento e disponibilidade para a resposta e interações muito positivas, pelo que consideramos a sessão realizada, pelo nível de participação, interesse e aprendizagens, muito relevante.                                                                                                                                                                                                                   

Telmo Mendes

 
Resultados das Eleições
No dia 7 de dezembro, na sala A5 decorreu a votação, das 10:00 às 15:00, para a constituição da Assembleia de Escola, no âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens.
Os resultados apurados foram os seguintes:
Número de eleitores inscritos: 460
Número de votantes: 356
Número de votos brancos: 9
Número de votos nulos: 6
Número de votos obtidos por cada lista: Lista A: 85           Lista B: 29          Lista C: 227
Lista A: elegeu 4 deputados
Érica Rodrigues
Pedro Aquino
Maria Pereira
               David Pimenta 
            
LISTA B: elegeu 2 Deputados
Diana Silva
Iara Santos
Lista C: elegeu 9 Deputados
Matilde Fernandes
Íris Ribeiro
Constança Coelho
Carlota Lebre
Afonso Santos
Aron Lima
João Nunes
André Belo
Afonso Borges
No dia 11 de dezembro vai decorrer a Assembleia de Escola para o debate das propostas apresentadas. Votação no projeto a apresentar e dos 3 deputados a participar na sessão distrital a decorrer em Santarém.
 
Campanha Eleitoral que decorreu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro
Propostas das Listas
Comemorar os 50 anos do 25 de Abril é nesta data especial, mais do que olhar para a democracia e suas conquistas é perspetivar o futuro, criando propostas de maior integração, de solidariedade e cidadania ativa. O Parlamento dos Jovens é um projeto que contribui para uma escola protagonista de uma democracia viva e participativa. Na escola de hoje, encontramos múltiplas nacionalidades que evidenciam diversas problemáticas, como por exemplo de racismo, xenofobia, exclusão social, saúde mental, familiar …de forma a responder a estas preocupações os alunos elaboram 3 propostas de solução:

Propostas da Lista A:

1.ª - Criação do ano zero para os alunos estrangeiros que ingressam no nosso sistema de ensino.

2.ª - Criação de uma Sala de Apoio ao Reforço das Práticas da Vida Ativa.

3.ª - Criação de um observatório de referência que acompanhe, promova a inclusão e a cidadania ativa.

Propostas da Lista B:

1.ª - Tutores de Inclusão

2.ª - Tardes temáticas

3.ª - Promover condições que cativem futuros professores.

Propostas da Lista C:

1.ª - Uma vez por mês a refeição na cantina contemplar na ementa um prato típico de que represente as diferentes culturas que integram a escola.

2.ª - Haver um caixote onde se possa depositar roupa que já não é utilizada para quem necessita.

3.ª - Celebrar uma data importante ou significativa do país de origem.
 
"A edição 2024 do Parlamento dos Jovens está subordinada, no geral, à celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de 1974 e em particular "Viver Abril na Educação - Caminhos para uma escola plural e participativa".
O desafio foi lançado aos alunos, não só para debate do tema, mas também para a constituição de listas e a elaboração de propostas. 
Assim, de 27 a 30 de novembro é o tempo para debater o tema e elaborar e apresentar as listas.
Dias 4, 5 e 6 de dezembro  é o período para a realização da campanha eleitoral. No dia 7 de dezembro é o dia das eleições e no dia 11 decorrerá a Sessão Escolar."

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de Junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:

- Uma Sessão destinada aos alunos dos 2º e 3ºciclos do ensino básico.


Constituem objetivos do programa:

- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

- Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

- Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras deformação das decisões;

- Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

- Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

- Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

- Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. 


Professor Responsável: Telmo Mendes e Telma Gonçalves