25 de junho - finalmente chegou o dia da visita de estudo/passeio das turmas do 2.º ano do Centro Escolar de Santa Teresa.
Apesar do tempo meio "farrusco", logo de manhã lá fomos cheios de alegria e boa disposição em direção ao MIAT - Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, em Mira D'Aire.
Com uma visita guiada pelos diferentes espaços de uma antiga fábrica de fiação transformada em museu, aprendemos as várias etapas do ciclo da lã, desde a sua origem até ao produto final, os instrumentos usados, as máquinas, a vida dos trabalhadores,... Uma visita muito bonita, enriquecedora e lúdica. Vale a pena visitar!
Depois fomos almoçar à Pia do Urso. Um parque sensorial muito bonito, com vários cantos e recantos na floresta, jogos para as crianças e trilhos para percorrer à descoberta do urso.
Correu tudo muito bem e não podia haver melhor forma de terminar o ano letivo.
Profs Carla Monteiro e Sónia Teixeira - CST2A/B
|
No dia 27 de maio, os alunos da turma 4.ºA do Centro Escolar Santa Teresa, em conjunto com outras crianças, foram ao Centro Municipal de Exposições para celebrar o "Dia Mundial da Criança". Este evento foi organizado pelo Município e proporcionou a todas as crianças um dia repleto de alegria, diversão e brincadeiras. Os alunos da turma do 4ºA participaram em diversos ateliês, incluindo culinária, onde prepararam mini pizzas e assistiram a um workshop de experiências químicas. Brincaram, saltaram nos insufláveis e fizeram corridas com carrinhos a pedais. Para finalizar este dia, deslocaram-se de comboio turístico até à Biblioteca Municipal onde ouviram a história "Rosa, a galinha corajosa". Foi, sem dúvida, um dia super divertido!
CST 4A - Prof. Sara Bucete
|
||
|
No dia 6 de junho de 2024, as turmas do 1.º ano do Centro Escolar de Santa Teresa realizaram uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa. Antes de conhecer o Oceanário, os alunos foram convidados a ouvir e assistir à história “A Menina Gotinha de Água” numas salas com uma linda vista para o rio Tejo. Ao mesmo tempo que assistiam à história, os alunos iam respondendo a perguntas sobre a mesma e também sobre os oceanos. De seguida, o momento tão desejado aconteceu quando se depararam diante do enorme aquário com tanta variedade de peixes, incluindo os tubarões. Foram momentos inesquecíveis de admiração e entusiasmo. CST1B |
Dia Nacional da Segurança Infantil (DNSI), promovido pela APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil comemora-se no dia 23 de maio!
A turma do 2.°A do CEST conseguiu um dos 50 kits-DNSI (a nível nacional) para comemorar este dia muito importante.
Durante a manhã, os alunos ouviram a história do Gobi, Beni e a Cápsula do Tempo.
Escolheu-se um espaço público (designado por Incubadora de Brincar) onde, com diversos materiais não tecnológicos e dando asas à imaginação, os alunos puderam brincar livremente e usar o tempo livre e o espaço como entendessem.
As crianças adoraram, brincaram, riram e tiveram uma manhã fantástica.
No fim, tiveram direito a alguns presentes: um boné, um saco térmico, um porta-chaves e uma BD da história que ouviram.
A mascote Gobi ficará na sala a acompanhar o resto do ano letivo.
Foi um Feliz Dia Nacional da Segurança Infantil!
|
No dia 16 de abril, os alunos das turmas A e B do 2.°ano do CE de St.ª Teresa tiveram um encontro literário com o escritor e ilustrador Nuno Alexandre Vieira.
O encontro decorreu num ambiente muito agradável e descontraído no TMO. O escritor/ilustrador apresentou o seu livro "Asas para voar". Um livro que aborda os medos e receios de uma coruja e o que ela fez para os ultrapassar, com a ajuda de alguns amigos. Durante a sessão, o escritor/ilustrador explicou os passos da "construção" de um livro: esboços, desenhos, maquete e prova final. Enquanto fazia uma ilustração in loco para os presentes, respondeu a algumas perguntas de alunos curiosos e encantados com o que viam. Resultou numa ilustração fantástica, colorida e cobiçada por todos. No final, o escritor/ilustrador autografou os seus livros adquiridos por miúdos e graúdos. Paralelamente a este encontro, decorria no TMO uma Feira do Livro, na qual se podiam adquirir livros a preços com desconto. Profs. Carla Monteiro e Sónia Teixeira - CST2A/2B
|
Vinte sete alunos e nove adultos vindos da escola de Marbeu, Le Plessis- Trévise passaram a manhã do dia 18 de abril, no centro escolar de Santa Teresa.
Os alunos da turma B do 4º ano apresentaram o centro escolar e algumas das atividades que se realizaram este ano letivo, enquanto os visitantes disseram de onde vinham e mostraram imagens dos seus monumentos e locais mais significativos.
Seguiu-se um momento de dança, que foi possível graças à colaboração da escola de Dança Arabesque.
Após um lanche partilhado, equipas formadas por alunos franceses e portugueses disputaram jogos tradicionais e aproveitaram para se conhecerem melhor.
Este dia ficou registado com uma fotografia de grupo e, na hora da despedida, os visitantes receberam um porta-chaves feito pelos alunos do 4º ano B.
Foram momentos muito enriquecedores para todos.
|
||
O dia 21 de março foi um dia diferente, mas em cheio para o 2.°A.
Celebramos o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Síndrome de Down.
A professora e os meninos da turma aderiram com muito gosto à iniciativa "Lots of socks", cujo objetivo era calçar meias que não fossem o par uma da outra e usá-las durante o todo o dia! A iniciativa pretendia marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down que se assinala a 21 de março, e transmitir a ideia de que “são as nossas diferenças que nos fazem fantásticos!"
Muito engraçado, mas ao mesmo tempo motivo de reflexão e diálogo sobre o tema.
Mais tarde, e por ser também o Dia da Árvore, falamos sobre as árvores, a sua constituição e a sua importância. Vimos vídeos e plantamos uma azinheira, espécie autóctone da região, num terreno da escola.
Uma emoção e com a promessa dos meninos de cuidarem da sua arvorezinha!
Prof. Carla Monteiro - CST2A
|
No dia 7 de fevereiro, durante a manhã, recebemos a visita do agente Martins da PSP, para falar sobre segurança na Internet com o tema "Internet + Segura".
Conversamos sobre como podemos proteger a nossa conta, redes sociais e sobre o que se pode ou não partilhar na internet, de forma segura e controlada.
Para complementar toda esta informação, o agente mostrou alguns vídeos, com personagens bem conhecidas dos meninos, que os elucidaram sobre este tema de forma engraçada e lúdica.
No final, todos tiveram direito a um livro para colorir sobre segurança.
CST2A - Prof Carla Monteiro
|
||
|
|
|
Durante oito semanas os alunos, do 1.º A participaram no Projeto "Som das Letras". O Projeto foi dinamizado pela terapeuta da fala Ana Sismeiro, do Centro Local para a Promoção do Sucesso Educativo (CLPSE), consistiu na realização de sessões para toda a turma, promovendo as competências linguísticas essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita, atuando assim na prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem.
Boas Festas!
|
No dia 14 de dezembro, as crianças da turma CST4A, em conjunto com outras crianças, tiveram a oportunidade de assistir a um belo espetáculo musical " A Bela e o Monstro", no TMO. Esta história transmite a todos uma mensagem muito especial " As pessoas realmente bonitas são aquelas que têm um bom coração, o aspeto físico não importa quanto existe Amor"!
O espetáculo também incentiva as crianças a gostarem de ler pois é importante ter um bom livro para ler, ler é um prazer..." As crianças agradecem ao Município de Ourém o momento agradável que lhes proporcionaram. Gostaram imenso!
CST4A Prof. Helena Silva
|
Os alunos do 3.º e 4.º anos celebraram o Halloween com uma exposição à entrada do Centro Escolar, com teias de aranhas construídas e ornamentadas, com o auxílio de familiares. Os alunos de 1.º e 2.º anos participaram, também, expondo pequenos trabalhos de abóboras decoradas nas aulas de Enriquecimento Curricular de Inglês.
As turmas 3C, 4A e 4B participaram no desfile de Halloween que decorreu na escola sede do Agrupamento, no dia 31 de outubro. O vencedor foi o aluno Mohamed Ahmed do 3.ºC. O Mohamed está de parabéns, assim como todos os alunos que participaram.
A docente de inglês curricular gratifica a colaboração de todos os alunos, encarregados de educação/ familiares, docentes, professora de AEC de inglês e auxiliares de ação educativa.
Inglês - Prof. Flávia Santos
|
Este ano a tradição do Bolinho manteve-se no CEST.
As turmas do 2.°A e a do 3.°C juntaram-se e fizeram uns deliciosos bolinhos com a ajuda da D. Cristina.
Amassaram-se os ingredientes numa bela massa, moldaram-se os bolinhos, pincelaram-se com ovo e forno com eles.
Saíram uns bolinhos meio toscos e rústicos, mas muito saborosos e do agrado de todos quantos os provaram.
Depois de frios, distribuíram-se pelas saquinhas decoradas por cada criança.
Os alunos adoraram realizar esta atividade e "pôr as mãos na massa".
Um agradecimento a todos quantos colaboraram para que esta atividade fosse possível: Pais, D. Cristina, APDAF, e nós.
CST2A e CST3C - Prof. Carla Monteiro e Prof. Manuel Abreu
|
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e por forma a educar para a Cidadania, no dia 18 de setembro, os alunos das turmas do segundo A e B do Centro Escolar de Santa Teresa, deslocaram-se ao Centro de Negócios de Ourém para participar em atividades relacionadas com a segurança rodoviária. Os pequenitos recordaram algumas regras de trânsito importantes, fizeram percursos de bicicleta e ainda pintaram um desenho alusivo ao tema. Os alunos foram muito colaborativos e participaram com muito interesse e entusiasmo em todas as atividades. Foi uma animação!
As Prof.as Sónia Teixeira e Carla Monteiro
|
|
No dia 28 de junho, os amiguinhos do 1.°A deslocaram-se à Biblioteca Municipal para participar na Hora do Conto.
Ouviram contar, de forma bonita e expressiva, a história "A ovelhinha que veio para jantar".
Uma história ternurenta sobre um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era… ser apenas amiga dele!
De seguida, foi pedido a todas as turmas participantes que pensassem numa sopa da turma e ilustrassem o pote da sopa fornecido pela Biblioteca.
A turma do 1.°A fez a Sopa das Estrelas, porque no final somos todos estrelas.
Os trabalhos entregues farão depois parte de uma exposição na Biblioteca no mês de setembro.
CST1A - Prof. Carla Monteiro
|
No dia 17 de maio, as turmas de 3.º ano do Centro escolar de Santa Teresa participaram num debate sobre sustentabilidade e a crise climática, com a escritora Eduarda Lima, na Biblioteca Municipal de Ourém, no âmbito do projeto "O caminho para "Terminal (o estado do mundo)", que trouxe a biblioteca verde a Ourém.
A autora das histórias "O Protesto" e "Que planeta é este?" convidou-nos a olhar à nossa volta e a descobrir este planeta que está nas nossas mãos, sabendo que é a nossa ação que determina o seu futuro e o nosso. A biodiversidade e a sua sustentabilidade dependem das nossas ações, pelo que devemos unir-nos em torno desta causa. Foi uma sessão muito participada em que os alunos mostraram o seu interesse e empenho na temática.
|
As crianças aguardam com expetativa as atividades de diversão onde poderão participar. Os alunos da turma CST3A participam com muita alegria e claro, com alguma "euforia", nas atividades que a Câmara Municipal lhes proporcionou. Foram ao Planetário, participaram na Atividade ACP Kids onde relembraram regras de Segurança, fizeram pinturas faciais e tatuagens. Gostaram muito de andar nos carrinhos a pedais e como não podia deixar de ser, divertiram-se imenso nos insufláveis onde libertaram muitas das suas energias.
As crianças agradecem ao Município todas as atividades. Foi um dia muito divertido e as crianças estavam tão felizes!
|
|
A turma do 2.º B do Centro Escolar de Santa Teresa gostou muito do seu Dia da Criança. No dia 31 de maio, fomos ao cineteatro ver um artista de circo que fez malabarismos. Um artista nómada, que nos contou um pouco da sua vida, e que subiu ao palco na sua mota de três rodas.
Da parte da tarde, estivemos no planetário insuflável em forma de cúpula na qual é projetado o céu. Vimos a primeira viagem do homem à lua e aprendemos sobre os movimentos de rotação e translação do planeta Terra.
No dia 1 de junho, fizemos um poema coletivo alusivo às crianças e pintámos ilustrações para colar no cartaz.
|
No dia 15 de maio comemorou-se o Dia da família e as bibliotecas escolares do AECO iniciaram as sessões de leitura em família, deste vez no CE de Santa Teresa.
Muitos foram os pais e mães que decidiram passar um pouco do seu serão com as professoras bibliotecárias, Alexandra Santos e Isabel Gonçalves, e o professora Gabriel Lagarto, que também esteve presente e registou com o seu traço artístico momentos da sessão.
Inicialmente, foram apresentadas as plataformas digitais das bibliotecas escolares, bem como os projetos que estão a ser desenvolvidos dentro e fora da sala de aula: "AECO + sustentável: AGIR com a BE"; "Escola a ler"; "Curadoria do Conde"; Miúdos a votos"; "Clubes de leitura" e "Leitura em família".
Depois, foram apresentados livros que permitem abordar temas diversificados, e por vezes sensíveis, como a velhice, a sexualidade, as emoções, a morte e também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Houve momentos de leitura animada ("Burros", de Adelheid Dahimene), delicada "A grande fábrica de palavras", de Agnès De Lestrade) e mais introspetiva ("Maria Morte", de Tânia Bailão Lopes"), mas o público foi maravilhoso e mostrou-se sempre atento e interessado.
No final, os pais foram convidados a folhear os livros expostos e houve ainda tempo para uma conversa animada.
Foi uma atividade fora de horas, mas foi sem dúvida um serão muito feliz. Obrigado a todos os que estiveram presentes!
|
|
|
Foi com muita alegria e dedicação que os alunos do CST3A elaboraram umas lembranças para oferecer à sua Mãe num dia muito especial "O Dia da Mãe". No desenvolvimento desta atividade, as crianças revelaram espírito de entreajuda para que todos fizessem trabalhos bonitos! É com muito carinho que irão oferecer à sua Mãe estes miminhos no dia 7 de maio.
Desejamos a todas as Mãe um dia muito feliz!
CST3A - Prof. Helena Silva
|
Mãe
"Com três letrinhas apenas
Se escreve a palavra Mãe!
É das palavras pequenas,
A maior que o Mundo tem!"
|
No dia 21 de março, fomos ouvir a " História de uma Sementinha" contada com fantoches, no Museu Municipal de Ourém. Duas crianças curiosas e uma professora dedicada exploraram a Floresta e os seus habitantes, vários animais muito divertidos e todos diferentes. A história explica-nos a importância da Floresta na purificação do ar, na economia e nas atividades que se encontram relacionadas com a Floresta.
"A Floresta é nossa Amiga! E temos de a preservar todos os dias!"
Gostamos de participar nesta atividade, pois é outra forma de aprendizagem.
CST3A - Prof. Helena
|
No dia 20 de abril, no âmbito da 6.ª Feira do Livro de Ourém, as turmas do 1.°A e 4.°B do CE de Sta. Teresa participaram no encontro com a Escritora Maria João Viegas, no Teatro Municipal de Ourém.
Um encontro durante o qual a escritora falou um pouco de si, respondeu a perguntas de meninos e meninas muito curiosos e contou algumas histórias, umas da sua autoria, outras não.
Uma das histórias contadas foi a do "Dragão Jeremias", uma história inspiradora para todos os que não desistem de lutar pelos seus sonhos, com um final diferente e entusiasmante. A sessão culminou com a escritora e os alunos a cantarem a canção do Dragão Jeremias, que consta no audiobook. Os alunos gostaram bastante da sessão e estiveram muito atentos e participativos. Antes de virem embora, aqueles que assim o quiseram, puderam adquirir um livro do "Dragão Jeremias", autografado pela autora. CST1A - Prof Carla Monteiro
|
|
O dia 25 de abril de 1974 foi celebrado na turma do 2.ºB do CEST.
Era uma vez um país que não tinha liberdade… Foi assim, de forma simples, que os alunos se envolveram numa aula de cidadania, ouvindo o que foi a “Revolução dos Cravos” e a importância desta data para a vida de todos nós.
Neste âmbito realizou-se uma atividade de escrita sob o tema “Liberdade é...”, para assim se construir uma poesia coletiva. Em Educação Artística os alunos desenharam e pintaram cravos, que depois recortaram. No fim elaboraram um cartaz com esses trabalhos.
CEST2B - Prof. Esmeralda Lourenço
|
A turma do 2.ºB do Centro Escolar de Santa Teresa comemorou a chegada da primavera com a elaboração de um lindo painel. Inspirados, os alunos fizeram um acróstico sobre a mais colorida estação do ano.
Prof. Esmeralda Lourenço 2ºB CEST
|
P r i m a v e r a
R a i n h a
I m a g i n a ç ã o
M ã e
A m o r
V i d a
E s p e r a n ç a
R e s p e i t o
A l e g r i a
|
Os ouriços-do-mar e as algas
(Uma história que ouvimos durante a visita ao oceanário)
No oceano vivem as algas Kelp, também conhecidas como algas marinhas. Têm folhas altas e onduladas e são o abrigo de muitos peixes e animais marinhos.
No meio destas algas vivem os ouriços-do-mar que são criaturas pequenas e espinhosas. Escondem-se nas florestas de algas e mastigam os seus caules.
As Lontras-marinhas são os predadores naturais dos ouriços-do-mar. Mas, quando os seres humanos caçam as lontras por causa de suas peles, a população de ouriços aumenta desenfreadamente, fazendo com que as florestas de algas desapareçam, porque os ouriços-do-mar comem as algas todas.
Prof. Esmeralda Lourenço 2ºB CEST
|
No dia 29 de março, os alunos do 1.º e do 2.º ano do Centro Escolar de Santa Teresa realizaram uma Visita de Estudo ao Oceanário de Lisboa.
Sendo uma visita guiada, os alunos tiveram o privilégio de ouvir histórias fantásticas sobre a fauna e a flora que ali se pode observar. A visita foi muito interessante e divertida, pois aprenderam muitas coisas sobre as características das espécies de animais marinhos, peixes, bem como os seus habitats. Fizeram-se
várias atividades com as quais aprenderam que o maior tesouro que existe é a natureza / oceanos. Esta visita e as atividades que realizaram ajudaram a perceber melhor a importância da biodiversidade existente no Planeta Terra.
Prof. Esmeralda Lourenço 2.ºB CEST
|
O Mês da Leitura no AECO trouxe tantas leituras, tanta aprendizagem e cultura, tantos encontros, que não poderia haver melhor forma de o terminar sem ser com uma oferta à Biblioteca Oureana do CE de St.ª Teresa.
Em virtude do 1.°prémio obtido no ano anterior no Concurso Uma Aventura... Literária 2022, na modalidade de Crítica, a professora Carla Monteiro e a sua turma na altura, o 4.°A, decidiram oferecer o seu prémio convertido em três livros para a Biblioteca: dois livros destinados ao 1.°Ciclo - Uma Aventura nas Arábias e Uma Aventura na Quinta dos Enigmas e um livro destinado ao pré-escolar - Gaspar e o novo bebé.
Uma oferta feita com muito orgulho e muito gosto e que esperamos que sirva para motivar e envolver mais alunos no mundo da leitura.
Entretanto, o trabalho premiado (e outros do mesmo concurso) já foi publicado no livro Uma Aventura no Palácio da Pena, 19.ª edição.
CST - Prof. Carla Monteiro
|
No âmbito do Mês da Leitura, dia 15 de março, os meninos do 1.°A do CE de Sta. Teresa tiveram uma atividade com a escritora Patrícia Martins, denominada "Piquenique de Histórias".
A escritora envolveu os alunos numa atmosfera relaxante, agradável e motivadora, com uma música ambiente bonita e descontraída. Contou algumas histórias, de entre algumas expostas numa toalha de piquenique, que os alunos escolheram, e terminou com uma história intitulada "O bolo de maçã".
Este livro conta a história de como germina a sementinha da maçã, com a ajuda de quem e que, quando crescer, se se juntarem mais alguns ingredientes poder-se-á fazer um belo bolo de maçã.
No final, todos partilharam um delicioso bolo de maçã feito pela professora e brindaram e agradeceram à vida, com o seu pedaço de bolo.
Os alunos interagiram muito bem, participaram com gosto e adoraram o final.
Como recordação, cada aluno recebeu um marcador de livro ilustrado pelo professor Gabriel Lagarto, da Escola Sede.
CST1A - Prof. Carla Monteiro
|
No dia 03 de março, os amiguinhos, do 1.°A do CE de St.ª Teresa, foram visitar o Museu Municipal - Casa do Administrador para participar na atividade DIA INTERNACIONAL DA VIDA SELVAGEM - "DESCOBRIR A FLORESTA".
Foram recebidos pelas funcionárias com muita simpatia e atenção.
Começaram por ver um pequeno teatro de fantoches sobre a vida da sementinha e a importância da floresta no nosso planeta, respondendo depois a perguntas sobre o que tinham visto.
De seguida, pintaram um desenho de um animal enquanto as senhoras faziam pinturas faciais.
No fim, ainda houve tempo para uma breve visita à restante Casa do Administrador e conhecer um pouco melhor a história de Ourém.
Uma atividade que correu muito bem, da qual gostaram muito e que se articulou com o tema do Estudo do Meio que têm vindo a trabalhar - Seres Vivos e Natureza.
CST1A - Prof. Carla Monteiro
|
Nos dias 8 e 13 de fevereiro, as turmas do 1.°ano do CE de Sta. Teresa tiveram duas atividades na videoteca com o Agente Martins da PSP de Ourém.
A primeira atividade decorreu no âmbito do Dia Internacional da Internet Mais Segura.
O agente conversou um pouco com os meninos sobre a Internet e os perigos em caso de utilização indevida e ainda projetou alguns vídeos sobre o tema.
Na segunda atividade, relacionada com o Dia do Número Europeu de Emergência (112), os alunos relembraram a função deste número muito importante em caso de emergência, em casa ou na rua.
Aprenderam como deverão proceder em caso de emergência e ainda viram alguns vídeos sobre o tema.
Os meninos mostraram-se sempre muito entusiasmados e participativos.
No final de ambas as sessões, trouxeram vários desenhos sobre os temas para colorirem. Profs. Carla Monteiro e Sónia Teixeira - CST1A/B
|
O dia começou de forma muito divertida e criativa para os amiguinhos do 1°A do CE de Sta. Teresa.
Fomos visitar o Creactivity Bus, um projeto itinerante e interativo que fomenta a criatividade das crianças.
Este espaço propõe ateliers (computador, circuitos, construção,...) para despertar o engenho das crianças e ajudá-las a sentirem-se cómodas numa sociedade em constante mudança, desenvolvendo o seu espírito empreendedor, a cooperação e a reflexão.
O monitor Pedro explicou tudo e foi ajudando conforme necessário. Os amiguinhos exploraram, criaram, divertiram-se e aprenderam.
Adoraram a experiência e vinham muito entusiasmados.
No final, o seu comportamento e modo de interagir uns com os outros foi muito elogiado pelo monitor. Prof. Carla Monteiro - CST1A
|
No dia 7 de fevereiro, o Sr. Agente Martins da PSP, no âmbito do Projeto Escola Segura, veio sensibilizar e alertar as crianças sobre um tema de extrema importância "Comunicar em Segurança" quando se utilizam as redes sociais.
Foram visualizados pequenos filmes do "Falco" de modo a que todos percebam e sigam bons conselhos para utilizar corretamente as novas tecnologias de informação e comunicação, sem correr perigos e riscos na internet.
As crianças estavam muito atentas e bastante participativas nas questões levantadas pelo Sr. Agente.
Agora as crianças estarão decerto mais despertas para terem todos os cuidados necessários quando estiverem a comunicar utilizando estes recursos.
"Aprende a divertir-te na Internet de forma segura!"
CST3A e CST3B
|
No último dia de aulas, os alunos do Centro Escolar de Santa Teresa participaram num convívio com muita alegria, música e diversão. Os alunos da turma CST3A agradecem à Associação de Pais o lanche e a surpresa que o Pai Natal deixou na sala de aula, dois jogos lúdicos. Também agradecem o puzzle oferecido pelo Município. Foi com muito entusiasmo que cantaram canções de Natal, muito bonitas para as crianças do pré-escolar e colegas do 1.º Ciclo. Na sala de aula houve, ainda, a oportunidade de visualizar o filme DC Liga dos Super-Pets que conta a aventura vivida por " amigos inseparáveis " com os mesmos super poderes. Os alunos gostaram imenso de todas as atividades e estavam muito felizes!
|
|
O Centro Escolar de Santa Teresa, no início de novembro, lançou um desafio a todos os alunos e encarregados de educação para a realização de um trabalho manual em família com o título "Centros de Mesa de Natal". Estes trabalhos poderiam ser efetuados com todo o tipo de materiais, apelando à originalidade de cada família. Após o desafio o CEST iria expor todos os trabalhos no hall do Centro Escolar. Na minha opinião, esta exposição ultrapassou todas as minhas expetativas, os trabalhos apresentados estão maravilhosos!
Obrigado a todos pelo empenho que tiveram na elaboração destes "Centros de Mesa", que estão lindos e que deveriam também estar em vossas casas no Dia de Natal, quem sabe... talvez para o ano que vem...
Mais uma vez OBRIGADO!
|
O Centro Escolar de Santa Teresa, a pedido da professora Carla Monteiro, associou-se com muito empenho e solidariedade à causa da menina Alícia.
A Alícia é uma menina de 22 meses que sofre de uma doença rara, chamada Síndrome de Rett.
Esta doença, que não tem cura, causa a perda de algumas habilidades, tais como: andar, falar, comer e até mesmo mover as mãos. Afeta a função cerebral e traz graves complicações a nível respiratório, digestivo e circulatório.
Com a ajuda dos professores, alunos, pais e assistentes operacionais, que se prontificaram logo a colaborar, juntamos imensas tampinhas que irão ajudar os pais da Alícia a conseguir dinheiro para os tratamentos, e aumentar a qualidade de vida desta menina de Coimbra.
A Alícia e os pais entretanto já agradeceram a nossa preciosa ajuda.
Que neste Natal possamos ser um pouco mais solidários e ajudar quem precisa.
|
No dia 29 de novembro, os alunos, da turma CEST3A assistiram a um pequeno filme "Cordas dobradas" que aborda a Inclusão. As crianças estiveram muito atentas, perceberam a atitude da menina Maria que ao ver na sua sala de aula um menino que lhe chamou à atenção, de imediato, o decidiu ajudar, sem desistir "até o menino sorrir". Aprenderam que devem respeitar a diferença.
Numa fita de seda, os alunos escreveram uma frase que apela ao amor, espírito de entreajuda, à integração e à persistência. Sabem que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é no dia 3 de dezembro, mas as atitudes corretas a ter deverão ser todos os dias.
|
Todas as estações do ano têm inerentes as suas festividades.
No dia 11 de novembro, foi comemorado o Dia de S. Martinho com a realização de um magusto que envolveu todas as turmas do Centro Escolar.
Além das poesias, desenhos, atividades sensoriais, canções e de assistirem a um teatro de sombras chinesas sobre a Lenda de S. Martinho, as crianças da sala B do CEST, designada também por sala amarela, criaram um cartucho com material reciclado para colocarem as castanhas.
O resultado foi muito positivo, todos gostaram do trabalho realizado.
CST JIB - Educadora Alexandra Ribeiro
|
No dia 14 de outubro, no âmbito do mês internacional das bibliotecas escolares, fomos à biblioteca e a educadora Belita leu-nos uma história muito bonita "A maior flor do mundo", do escritor José Saramago. Esta história conta que um menino, que vivia numa pequena aldeia, foi muito corajoso e salvou uma flor que estava murcha, quase a morrer... foi com muito esforço e carinho que este menino conseguiu regar a flor, salvando-lhe a vida e tornando-a na maior flor do mundo.
Em seguida, foi-nos lançado um desafio sobre a história e decidiu-se que cada um de nós faria um trabalho individual. Foi com muito empenho que fizemos desenhos muito criativos e coloridos.
Fizemos a votação e a escolha foi um pouco difícil, mas o trabalho mais votado foi o do nosso colega Kallebe.
Também aprendemos que José Saramago foi um escritor muito notável.
CST3A
|
A turma do 1.°A (e restantes turmas do Centro Escolar de Santa Teresa) realizou hoje, às 11h09, o exercício "A TERRA TREME".
"A TERRA TREME" é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e que faz parte do plano de ação do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém na área da segurança.
Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo."
Correu muito bem e os meninos aprenderam como se proteger em caso de sismo.
Prof. Carla Monteiro - CST1A
|
No dia 31 de outubro, os alunos do 1. °A do CE de Sta. Teresa deram continuidade à tradição do bolinho.
Com a ajuda e colaboração dos pais, AE Cristina e APDAF (onde se cozeram os bolinhos) foi possível proporcionar este momento de aprendizagem aos meninos.
Aprenderam quais os ingredientes que levava a receita, como amassar, moldar e pincelar os bolinhos.
Decoraram o saquinho e no fim do dia levaram uns bolinhos muito saborosos e bonitos para partilhar com a família.
Os amiguinhos merecem que não se perca uma tradição bonita e saborosa.
CST1A - Prof. Carla Monteiro
|
Os alunos de 3.º e 4.º ano expuseram as casas assombradas/casas de outono realizadas com auxílio de familiares. Nas aulas de Enriquecimento Curricular de Inglês, os alunos de 1.º e 2.º ano participaram, igualmente, com abóboras e morcegos. Assim, o centro escolar foi decorado com todos os trabalhos “assustadoramente” bem conseguidos.
A professora de inglês curricular agradece a colaboração de todos os alunos, encarregados de educação/ familiares, docentes, professora de AEC de inglês e auxiliares de ação educativa.
CEST - Prof. Flávia Raquel
|
No dia 20 de outubro, fomos ao Museu Municipal da nossa cidade. Nesse espaço tivemos a oportunidade de ver e participar em várias experiências realizadas com a água e de aprender como é que, antigamente, as pessoas a iam buscar para utilizar nas suas casas. Vimos poços, azenhas, noras feitas em miniatura e também vimos fotos antigas de tanques e fontes.
"A Água é um Bem Precioso" por isso, não a devemos desperdiçar.
A visita terminou com uma pintura facial " Uma linda Gota de Água".
Gostamos muito de ter participado nesta atividade.
CST3A - Prof. Helena Silva
|
Na biblioteca escolar, celebramos o Dia Mundial da Alimentação, com um teatro de fantoches. "A sopa de Legumes" foi a história encenada para os meninos das salas de jardim de Infância do centro escolar de Santa Teresa.
A fava interrompeu a discussão, entre o nabo e a cenoura, para os lembrar que um só, pouco faz. O conto termina com a evidência de que "a união faz a força" e só o contributo de todos, faz uma boa sopa de legumes. Ainda houve tempo para descobrir o que se passou atrás do biombo e quem deu voz aos legumes. Uma maneira diferente de aprender a escolher alimentos saudáveis. Educadoras: Deolinda e Bélita |
Com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas e de criar um sentimento positivo acerca da escola, de forma articulada e interdisciplinar, alguns alunos do Jardim de Infância estiveram na sala do 1º ano B, acompanhados pela educadora Manuela.
O projeto “Antecipar o 1ºAno” teve início em maio e finalizou em junho com uma atividade exploratória do livro "EU E O MEU MEDO", de Francesca Sanna.
Esta aula aliou várias competências ligadas à Educação Visual, Português (comunicação oral), desenvolvimento da criatividade e dinâmicas de trabalho.
No trabalho desenvolvido os alunos ouviram a história, falaram dos seus medos e criaram lindas ilustrações dos mesmos.
Os alunos integrados no Sistema Nacional de Intervenção Precoce, adoraram a experiência e agradecem à professora Esmeralda, toda a disponibilidade e simpatia com que os recebeu.
|
"Hoje foi dia do agente Martins da PSP vir à nossa escola falar sobre o programa "Estou Aqui".
Este é um programa idealizado para crianças e adultos. Após registo no site do programa https://estouaqui.mai.gov.pt/
o adulto responsável levanta a pulseira na esquadra da PSP definida no registo.
A pulseira contém um código pessoal e intransmissível composto por letras e números.
Em caso de se perder, e estando em contacto com a PSP, é através desse código inserido no computador que se chega ao adulto responsável.
O registo e a pulseira são gratuitos e é uma ajuda para a segurança de quem a usar.
Os meninos viram um filme sobre o tema e gostaram muito.
Para ajudar a perceber o filme, o agente Martins contou com a ajuda da Maria Pereira, que teve uma prestação excelente aquando da visita da turma à PSP, na atividade "Eu faço como diz o Falco".
Prof. Carla Monteiro - CST4A
|
"Porque não podemos ignorar o que nos rodeia, na sala de aula, debatemos, trabalhámos, aprendemos e sentimos Ucrânia.
Numa manhã de março, falamos sobre o conflito que preocupa um povo, uma nação e o Mundo e a necessidade e urgência da PAZ.
Na turma, um menino é desta nacionalidade e está muito preocupado com a sua família e o seu país.
Com ele aprendemos palavras novas da sua língua, vimos e sentimos a sua alegria por nos interessarmos e falarmos sobre o seu país.
Estamos com ele e desejamos que a PAZ regresse rapidamente à Ucrânia.
No fim do dia, o menino abraçou-me e disse "Дякую вчителю за те, що ви сьогодні зробили. Для мене, для моєї родини та для моєї країни."
"Obrigada professora pelo que fizeste hoje. Por mim, pela minha família e pelo meu país."
Os trabalhos dos meninos foram entregues à mãe do menino ucraniano, que tinha forma de os fazer chegar aos soldados na Ucrânia.
E no início de junho recebemos a boa notícia que os trabalhos tinham chegado ao Hospital Militar de Kiev. Os soldados que os receberam ficaram muito felizes e emocionados.
Agora no final do ano, a mãe do menino pediu à turma se podíamos fazer uns porta-chaves em papel mágico para presentear os soldados. Aceitamos logo, mãos à obra e ficaram lindos!!
Esperamos que tragam um pouco de felicidade a quem os receber.
Com estas atividades se trabalha a Cidadania, incutindo valores de igualdade, justiça, solidariedade e democracia, como modo de estar em sociedade.
Prof. Carla Monteiro - CST4A
|
Dia 9 de junho foi o dia da ansiada visita à Escola Sede para conhecer um pouco da realidade do 2°Ciclo.
Logo de manhã, as duas turmas do 4°ano do CE Sta Teresa foram recebidas pelo Sr Diretor do Agrupamento, as professoras Fátima Escudeiro e Paula Borda d'Água, adjuntas da direção, pelo professor Gabriel Lagarto e pela professora Alexandra Santos, coordenadora da biblioteca.
Depois das palavras de boas-vindas, ouvimos os Amigos da Biblioteca cantarem e tocarem uma canção muito bonita.
Ouvimos contar a história "Maria Nêspera", de Patrícia Martins, que fala de afetos e de raízes. Lembra a infância e o ciclo da vida. Conta a história de uma menina, da avó e de uma árvore muito especial, que as acompanha ao longo da vida. A menina adorava esta árvore, esconderijo e casa de brincadeiras. Mas o tempo passa e as coisas mudam… Só o que é forte permanece.
Enquanto isso, o professor Gabriel terminou a ilustração de uma árvore grande.
De seguida, divididos os alunos em dois grupos: uns ficaram na biblioteca com a professora Alexandra a fazer um kahoot sobre a história e outros foram desenhar e pintar com o prof Gabriel. Depois trocaram. Antes de saírem da biblioteca, todos os alunos registaram uma memória positiva que querem guardar para sempre e foram pendurá-la na árvore que o professor Gabriel tinha desenhada.
A seguir fomos todos almoçar no refeitório com a ajuda da professora Fátima. Que animação e entusiasmo!! Os alunos adoraram a comida e comeram todos muito bem.
Depois fomos conhecer mais espaços da escola e ficamos a brincar um pouco.
Que dia animado e divertido e que felicidade para todos os meninos!
Prof Carla Monteiro - CST4A
|
|
No dia 24 de maio, a turma do 1.º ano do Centro Escolar das Misericórdias e o 4.º ano do Centro Escolar de Santa Teresa, tiveram o privilégio de ter como visita de estudo, a ida ao Museu Nacional de Arte Antiga e ao Concerto participado Floresta d´Água – Foco Musical na Aula Magna. Esta visita de estudo foi uma iniciativa dinamizada pelo Programa de Educação Artística da Direção Geral de Educação. No Museu, os alunos, tiveram a oportunidade de verem, sentirem e maravilharem-se com a beleza de elementos que fazem parte da nossa história.
|
A aprendizagem em contexto de sala de aula das músicas, mimicas e construção de instrumentos musicais, contribuiu para uma motivação prévia e acrescida para a participação no Concerto. Isto porque, não só iriam ver, mas fazer parte integrante do concerto musical. Aprenderam em grupo/ turma, com os outros e para um todo, que permitiu culminar num maravilhoso concerto participado. Os alunos vivenciaram na sua plenitude a Arte e a Cultura. Em simultâneo, a temática subjacente, sensibilizou e consciencializou os participantes para a importância de cuidar e estimar o nosso Planeta Terra. Foi sem dúvida um dia fantástico, rico de momentos mágicos e de aprendizagens significativas, onde os alunos estiveram, efetivamente, de “mãos dadas” com a Arte e a Cultura. Profª Célia Nogueira |